Às exatas 13h03 (em Brasília) da tarde desta sexta-feira, 28 de Outubro de 2016, pousou pela última vez no Aeroporto Internacional Princesa Juliana, em Saint Maarten, o Boeing 747-400 da KLM, pondo fim a uma das cenas mais icônicas da aviação mundial.
Milhares de pessoas assistiram o pouso ao vivo, seja diretamente da praia de Maho Beach, onde fica a cabeceira 09 do aeroporto, seja pela internet, através da câmera ao vivo. Muitos que estiveram na praia entraram no clima do evento, vestindo bonés distribuídos pela KLM e segurando a bandeira com a logomarca da empresa holandesa, como mostra o tweet abaixo.
Crowds gathering, including #TeamKLM for last @KLM 747 visit to #SXM on https://t.co/TUjTdZ79Jp @SunsetSXM – ETA approx 30mins pic.twitter.com/8oSAXyjm89
— PTZtv (@PTZtv) October 28, 2016
O momento é especialmente lembrado, pois não há quem não tenha visto, pelo menos uma vez na vida, a foto do gigante Boeing pousando a poucos metros da praia de areia fina e águas azuis claras. Uma breve pesquisa no Google permite encontrar inúmeras fotos e vídeos do jumbo da empresa holandesa pousando na ilha.
Atualização: a saída do avião rumo a Curaçao aconteceu agora às 14h43, confira fotos prints da câmera ao vivo, mostrando o batismo, o tchau da tripulação e a placa de “Bye Bye SXM”.
A partir do dia 30, o voo entre Amsterdã, Curaçao e Saint Maarten da forma como é hoje (um voo triangular que liga as três cidades) deixará de existir e dará lugar a um voo direto entre Amsterdã e cada uma das cidades, em face ao aumento da demanda. O voo para Saint Maarten passará a ser operado pelo Airbus A330-200.