Ministérios da Educação e da Defesa apresentam relatório de viabilidade para unidade do ITA no Ceará

Imagem: Instituto Tecnológico de Aeronáutica

No dia 3 de outubro, terça-feira, o Ministro de Estado da Educação, Camilo Santana, e o Ministro de Estado da Defesa, José Múcio, realizaram uma visita à sede do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) em São José dos Campos (SP). Durante a visita, o Comando da Aeronáutica, responsável pela jurisdição da instituição de ensino, apresentou estudos que indicam a viabilidade técnica para a instalação de um novo campus do ITA no Nordeste, com sede em Fortaleza (CE).

A comitiva contou com a presença do governador do estado do Ceará, Elmano de Freitas, e diversas autoridades locais. Durante o tour, foram conhecidas as instalações do instituto e os projetos desenvolvidos por seus estudantes, destacando o ITA como um polo de excelência na produção de tecnologia e pesquisa no Brasil.

Após a apresentação do relatório que aprovou a instalação do novo campus em Fortaleza, o Ministro Camilo Santana anunciou a criação de novos cursos. “Esse relatório aponta para a viabilidade desse novo campus, com a implementação de cursos inovadores. Este é um passo significativo para o ITA, uma fonte de orgulho para todos os brasileiros e um dos cursos mais respeitados no mundo, devido a sua excelência não apenas na graduação, mas também na pós-graduação, pesquisa e inovação“, afirmou.

O Ministro também ressaltou a importância de fazer um levantamento da previsão orçamentária para as obras. “Já estamos planejando a alocação de recursos ainda este ano para dar início às construções. Como ministro e como cearense, é uma alegria estar ao lado do nosso governador nesse passo importante. Acreditamos que o caminho para o progresso do país passa pela educação, e o ITA é um exemplo para todos nós. A partir de hoje, esperamos concretizar os próximos passos“, enfatizou.

O Ministro da Defesa, José Múcio, destacou que o projeto é um sonho do Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva. “Hoje estamos avançando para consolidar um grande projeto, um sonho do governo Lula. Recebemos das mãos da comissão que preparou esse relatório a indicação de que esse projeto pode ser executado. Estamos muito felizes. Parabéns ao Ceará, ao Nordeste brasileiro e ao Brasil também“, afirmou.

O governador do estado do Ceará, Elmano de Freitas, expressou sua gratidão ao Ministério da Educação, ao Ministério da Defesa e a todo o Comando da Aeronáutica pela iniciativa. “Esta é uma grande conquista para o Nordeste e para o Norte brasileiro, ter a excelência do ITA conosco. Hoje, saio daqui ainda mais orgulhoso de ser brasileiro, ao visitar as instalações do ITA e ver o trabalho incrível que está sendo realizado“, ressaltou.

Além da visita, o Ministério da Educação e o Ministério da Defesa celebraram o Acordo de Cooperação Técnica (ACT) MD/MEC nº 001/2023, que prevê a elaboração de estudos preliminares para a implantação do campus avançado do ITA na Base Aérea de Fortaleza. Segundo o diagnóstico do Plano de Trabalho do ACT, a expansão visa “ampliar a capacidade de desenvolvimento tecnológico e de educação de alto nível na região, adotando o ITA como referência“, impulsionada pelo elevado percentual de aprovação de estudantes de escolas cearenses.

Estudantes como Luiz Augusto, que representa esse grupo, destacam a importância da oportunidade. “Fui aluno de escola pública e, ao chegar ao instituto, a adaptação foi um desafio, mas logo colhi os frutos. É uma experiência enriquecedora estar aqui em um ambiente de alto nível, aprendendo muito. Saber que existe um estudo para viabilizar o ITA no Ceará é muito bom, trazendo desenvolvimento e tecnologia para nossa região“, comentou.

Para João Pedro, outro estudante, a presença do ITA no Ceará pode oferecer um significativo avanço no desenvolvimento intelectual e profissional. Ele enfatiza a importância de preservar as iniciativas de qualidade no processo de implantação da unidade. “Acreditamos muito no impacto do ITA na educação. Para manter essa qualidade, algumas coisas devem ser estudadas aqui para serem levadas para lá“, concluiu.

O Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) é uma instituição universitária pública ligada ao Comando da Aeronáutica (Comaer), localizado no Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA). Fundado em 1950, por inspiração do Marechal Casimiro Montenegro Filho e com intensa cooperação internacional, o ITA é considerado um centro de referência no ensino de engenharia no Brasil.

Além de ser especializado nas áreas de ciência e tecnologia no Setor Aeroespacial, o instituto oferece cursos de graduação em Engenharia; pós-graduação stricto sensu em nível de mestrado, mestrado profissional e doutorado; e pós-graduação lato sensu de especialização e de extensão.

Leia mais:

Juliano Gianotto
Juliano Gianotto
Ativo no Plane Spotting e aficionado pelo mundo aeronáutico, com ênfase em aviação militar, atualmente trabalha no ramo de fotografia profissional.

Veja outras histórias