
Um jatinho executivo da Força Aérea Brasileira foi utilizado pelo Ministro das Comunicações para uma agenda privada de leilões de bovinos. A informação foi revelada pela jornalista Júlia Affonso, do Jornal Estadão, que cruzou os dados dos voos da FAB com vídeos do Ministro das Comunicações, Juscelino Filho (União-MA), atendendo a um “Oscar” da Associação Brasileira de Criadores de Cavalo Quarto de Milha.
Juscelino, que também é dono de vários cavalos, mesmo tendo declarado o contrário ao TSE, foi homenageado como “Destaque 2022” no evento. A ida até São Paulo, onde o evento foi realizado, foi realizado pelo Embraer ERJ-135 VIP (designado VC-99C na força) de matrícula FAB2560.
Segundo dados do RadarBox, a aeronave saiu de Brasília no final da tarde do dia 26 de janeiro, pousando em Congonhas às 18h00. Meia hora depois o jato saiu de São Paulo para o Rio de Janeiro, onde o Ministro não tinha agenda.
Ainda segundo dados da FAB, o Ministro só voltou para Brasília no dia 30, a bordo do E145 (C-99A) de matrícula FAB2526, chegando na capital federal próximo do horário do almoço.

Até o momento o Ministro, que está em viagem à serviço em Barcelona, não se pronunciou sobre o caso.
EXCLUSIVO:
— julia affonso (@julia_affonso_) February 27, 2023
Juscelino Filho, ministro de Lula, usou avião da FAB e recebeu diárias para ir a leilão de cavalos de raça.
Nos dias que ficou em SP bancado por recursos públicos, teve compromissos oficiais por 2h30.
O restante do tempo foi dedicado aos seus negócios privados.
+ pic.twitter.com/hkegU9mqp7