Morre Francisco Drezza, o primeiro controlador de tráfego aéreo do Brasil

Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

É com pesar que o Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) informa o falecimento, aos 96 anos, do Suboficial Reformado Francisco Drezza, primeiro Controlador de Tráfego Aéreo do País.

Nascido em 09 de outubro de 1924, o SO Drezza se formou na primeira turma de Controladores da Escola Técnica de Aviação (ETAv), em 1945, e é considerado um dos fundadores da Torre do Aeroporto de Congonhas. Seu olhar atento e seu profundo conhecimento permitiram que participasse da confecção das primeiras Cartas de Navegação Aérea do Controle de Aproximação de São Paulo.

Sempre prezando pela excelência no cumprimento de sua missão, Drezza sempre foi – e sempre será – um exemplo para todos os Controladores.

Este militar que marcou a história da Força Aérea Brasileira (FAB) partiu na manhã desta terça-feira, dia 10 de novembro, em Alphaville (SP).

O DECEA deixou uma mensagem do próprio Drezza aos seus companheiros de carreira: “Não me importa que os atuais controladores de tráfego aéreo não me conheçam e não saibam nada sobre mim. O que importa é que sigam com firmeza essa trilha. Homens passam. Fica somente a história e a consequência dos seus atos” – Francisco Drezza.

Serviço

Velório: 11 de novembro, das 08h às 11h, no Velório Municipal de Jundiaí (SP) Sepultamento: 11 de novembro, às 11h, no Cemitério Nossa Senhora do Desterro, em Jundiaí (SP).

Assessoria de Comunicação Social – ASCOM DECEA Texto: Telma Penteado Fotos: Fábio Maciel e arquivo pessoal Vídeo: ASCOM DECEA

Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias