Motor do avião turboélice russo Il-114-300 obtém certificação para voar a altas altitudes

Divulgação – UAC

A Agência Federal de Transporte Aéreo da Rússia (Rosaviatsia) aprovou um regime operacional para o motor Klimov TV7-117ST-01 que equipa o turboélice Ilyushin Il-114-300. De acordo com a Rosaviatsia, o motor já se mostrou resistente para operação em altitudes de até 7.600 metros.

Os testes de voo para a aeronave estão planejados para este ano e a Klimov, fabricante do motor, já se preparou para fornecer seis novos motores para três aeronaves. O motor foi certificado em dezembro do ano passado permitindo operação a 6.000 metros.

Vsevolod Eliseev, designer-geral da Klimov anunciou melhorias para toda a família TV7-117, que compreende os motores para o Mil Mi-38 e do ainda proposto biturboélice UZGA TVRS-44 Ladoga.

Segundo o representante da Klimov, essas melhorias foram feitas para que o motor consiga passar nos testes necessários. O Il-114-300 é um dos projetos que tem ganhado visibilidade com o objetivo de fornecer transporte aéreo a muitos destinos na Rússia e nas regiões de fronteira num momento em que o Ocidente está de portas fechadas para os russos em razão da invasão da Ucrânia.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias