Início Indústria Aeronáutica

Motor que equipa o Embraer KC-390 e o A320 conclui teste com combustível sustentável

Imagem: Sgt Bianca – Força Aérea Brasileira

A International Aero Engines (IAE) anunciou que testou com sucesso o motor V2500 com 100% de combustível de aviação sustentável (SAF) na MTU Maintenance de Hannover, na Alemanha.

A IAE é um consórcio multinacional composto pela Pratt & Whitney, pela Japanese Aero Engines Corporation e pela MTU Aero Engines. O motor V2500 atualmente impulsiona parte das aeronaves A319ceo, A320ceo e A321ceo da Airbus, e exclusivamente o Embraer KC-390 Millenium.

“Este teste com 100% de SAF demonstra que os motores V2500 podem continuar contribuindo para tornar a aviação mais sustentável nas décadas futuras”, disse Kim Kinsley, presidente da IAE AG e vice-presidente de Motores Comerciais Maduros na Pratt & Whitney. “Com quase 3.000 aeronaves com motores V2500 em serviço hoje, a IAE reconhece nosso papel importante em apoiar o objetivo da indústria de atingir zero emissões líquidas de CO2 até 2050. Antecipamos que a maioria de nossas oito oficinas da empresa IAE estará preparada para usar SAF em suas operações nos próximos anos.”

O teste do motor V2500 foi realizado com combustível 100% de Ésteres Hidroprocessados e Ácidos Graxos de Querosene Parafínico Sintético (HEFA-SPK), fornecido pela Neste. O HEFA-SPK é produzido por hidrotratamento de matérias-primas renováveis, como óleos ou gorduras residuais, em um combustível de turbina de aviação e é uma alternativa sustentável proeminente aos combustíveis de jato convencionais. A Pratt & Whitney continua colaborando de perto com a Commercial Aviation Alternative Fuels Initiative (CAAFI) e a ASTM International para alcançar o objetivo de desenvolver futuras especificações para 100% de SAF.

A320 da LATAM com motor IAE V2500

“A MTU Maintenance Hannover é a primeira instalação de manutenção, reparo e revisão no mundo a realizar um teste de 100% de SAF em um V2500”, disse Michael Schreyögg, Diretor de Programa Chefe da MTU Aero Engines. “Este teste demonstra nosso compromisso em apoiar um maior uso de SAF em toda a nossa rede e na indústria em geral. Permanecemos dedicados a trabalhar com a IAE, fornecedores e parceiros para garantir não apenas que nossos produtos sejam capazes de operar com SAF, mas também que nossa infraestrutura de manutenção, reparo e revisão possa atender a todos os operadores e proprietários com seus requisitos de teste de SAF.”

O motor V2500 oferece o sistema de propulsão mais eficiente em termos de combustível em sua classe, com até 3% de economia de combustível e vantagem em emissões em comparação com motores de geração anterior, resultando em economia significativa de combustível e menores emissões, e é aprovado para operação com SAF misturado em até 50% com combustível de jato convencional Jet A e A-1. O V2500 é um motor versátil, impulsionando plataformas comerciais, de carga e militares, com uma história de 35 anos de desempenho confiável e eficiente.

Pela Assessoria de Imprensa da IAE

Sair da versão mobile