Motores GTF, de aviões como os Embraer E2, já economizaram quase 4 bilhões de litros de combustível

Motor PW P&W GTF PW1100G

A fabricante Pratt & Whitney (PW) informou na última semana que está iniciando esse novo ano com dois marcos importantes para seus motores GTF (Geared Turbofan, a família PW1000G de motores turbofan com engrenagens e alto by pass).

Desde a entrada em serviço, o único sistema de propulsão com engrenagens do setor aéreo economizou 1 bilhão de galões (quase 4 bilhões de litros) de combustível e 10 milhões de toneladas métricas de emissões de carbono.

A família GTF é usada em modelos como os Embraer E-Jets E2 e Airbus A220 e A320neo, entre outros.

A fabricante destaca que, durante esse tempo, continuou a aprimorar o motor para as aeronaves atuais e futuras e, no ano passado, testou com sucesso o motor mais potente GTF Advantage com combustível de aviação 100% sustentável (SAF), tendo iniciado a certificação do motor e trabalhado com a Airbus para iniciar o teste de voo de desenvolvimento em uma aeronave A320neo.

A PW também anunciou planos para aprimorar sua distinta arquitetura de fan (ventilador frontal do motor) com sistemas híbrido-elétricos e tecnologia de turbina aprimorada por água, por meio da colaboração com a Airbus, MTU Aero Engines, Collins Aerospace e GKN Aerospace.

O motor Pratt & Whitney GTF é o único sistema de propulsão com engrenagens, oferecendo maiores benefícios de sustentabilidade ao setor. As aeronaves movidas pelo GTF reduzem o consumo de combustível e as emissões de CO2 em 16% a 20%, as emissões de NOx em até 50% e a pegada de ruído em até 75%.

Informações da Pratt & Whitney

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias

Mesmo com avião a 29 mil pés, pilotos recebem aviso de...

0
Os pilotos estenderam o trem de pouso, para que ocorresse o resfriamento, porém, nesse momento, houve a perda da indicação de temperatura.