Movimentação de helicópteros em Aeroportos do Rio de Janeiro bate recorde em setembro

Aeroporto de Jacarepaguá – Imagem: Diego Baravelli / CC BY-SA 4.0, via Wikimedia

Os aeroportos de Jacarepaguá, Macaé e o heliporto de Farol de São Tomé, situados no Estado do Rio de Janeiro, destacaram-se como os locais com o maior número de movimentos de helicópteros em todo o Brasil durante o mês de setembro.

Estes registros foram seguidos pelos aeroportos de Congonhas, em São Paulo, e Vitória, no Espírito Santo. No total, foram contabilizados 23.350 movimentos aéreos, marcando assim a mais notável recuperação da categoria ao longo de 2023.

Estas informações foram apresentadas pelo Relatório Comparativo de Tráfego Aéreo, divulgado recentemente pelo Centro de Gerenciamento da Navegação Aérea (CGNA), unidade subordinada ao Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA).

Este documento disponibilizou dados das operações nos principais aeródromos do país referentes ao mês de setembro, e traz consigo a lista dos dez aeroportos com maior movimentação, que juntos representaram 46,9% do total de movimentos aéreos no Brasil.

Uma das descobertas mais notáveis deste relatório foi a espetacular recuperação do aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro, em 2023. O aeroporto registrou uma variação mensal de 165,7% em relação ao mesmo período em 2019. Esta recuperação impressionante demonstra a resiliência e o vigor do setor aéreo, mesmo após desafios significativos enfrentados nos últimos anos.

Além disso, o total de movimentos aéreos em setembro revelou uma recuperação mensal de 3% em relação ao mesmo período de 2019, totalizando 235.428 movimentos. Este aumento progressivo indica uma retomada vigorosa do setor, sugerindo que a indústria da aviação está ganhando impulso e está bem encaminhada para superar os desafios enfrentados em anos anteriores.

A versão completa do Relatório Comparativo de Tráfego Aéreo está disponível para consulta no Portal Operacional do CGNA, na seção de Recursos, bem como no site de Performance, sob a categoria de Produtos. Esta análise detalhada oferece um panorama abrangente das atividades aéreas no Brasil, fornecendo informações cruciais para os tomadores de decisão e stakeholders da indústria da aviação.

Informações do DECEA

Leia mais:

Juliano Gianotto
Juliano Gianotto
Ativo no Plane Spotting e aficionado pelo mundo aeronáutico, com ênfase em aviação militar, atualmente trabalha no ramo de fotografia profissional.

Veja outras histórias

Boeing 747 da UPS que sofreu pouso duro em Tóquio teve...

0
O Comitê de Segurança dos Transportes do Japão divulgou um relatório de progresso sobre a investigação do pouso duro do Boeing 747.