Início Aeroportos

Movimento de 1,3 milhão de passageiros é esperado em dezembro no Aeroporto de Brasília

Aeroporto de Brasília – Imagem: Inframerica

O Aeroporto Internacional Presidente Juscelino Kubitschek, de Brasília (DF), se prepara para receber o aumento de movimentação de passageiros resultante das férias escolares e das festividades de final de ano que se aproximam.

A estimativa da concessionária Inframerica, administradora do terminal aéreo, é de um movimento de aproximadamente 1,3 milhão de pessoas durante o mês de dezembro. Estão previstos 8.700 pousos e decolagens, incluindo 109 voos extras, para atender a demanda no período.

A maioria da procura por voos no mês é para destinos litorâneos, como as praias do Nordeste, em Salvador e Recife, principalmente. Cidades turísticas, como Rio de Janeiro e Belo Horizonte, também estão na escolha dos passageiros. Já São Paulo lidera com quantidade de voos.

Além de ponto de partida estratégico para viajantes que buscam explorar as belezas do país e viajar com tranquilidade para o exterior, a capital brasileira, conhecida por sua arquitetura única e cultura vibrante, também é destino.

As companhias aéreas GOL e LATAM lançaram o benefício de stopover no Distrito Federal. As empresas estão oferecendo, aos clientes em viagens com conexões em Brasília, a possibilidade de ficar alguns dias para conhecer a capital do Brasil antes de ir para o destino final, sem custo adicional na passagem. Uma oportunidade de conhecer mais uma cidade.

A data mais movimentada do mês, segundo estimativas, será na próxima sexta-feira, dia 8 de dezembro, com 315 pousos e decolagens e um fluxo de cerca de 45 mil pessoas. As outras datas mais movimentadas do período ficam sendo as que antecedem as festividades de Natal e de Ano Novo. Dias 21 e 22 deverão ter um fluxo de aproximadamente 42 mil pessoas, com movimentos concentrados das 6h às 10h e das 18h às 22h. Os dias 28 e 29 também serão datas com intenso movimento das instalações do aeroporto, com uma previsão de cerca de 42 mil usuários.

A concessionária prevê que o fluxo de pessoas, em dezembro de 2023, tenha um aumento de 1,1% em relação ao de 2022. Porém, mesmo com o aumento do movimento, o fluxo é 16% menor quando comparado com 2019, antes da pandemia.

Movimento Internacional

A alta temporada de verão também movimentará a área internacional do Aeroporto de Brasília. A expectativa é de um movimento de 58 mil desembarques e embarques de/para o exterior em 370 pousos e decolagens. Os passageiros podem voar direto de Brasília para Lisboa (Portugal), Miami (EUA), Orlando (EUA), Buenos Aires (Argentina), Lima (Peru) e Cidade do Panamá (Panamá).

Sair da versão mobile