Museu em homenagem a Amelia Earhart foi aberto na cidade-natal da pioneira aviadora

Nesta sexta-feira (14) foi inaugurado o Amelia Earhart Hangar Museum, em Atchison, Kansas, cidade natal da pioneira aviadora. O museu oferece aos visitantes 14 exposições interativas de ciência e tecnologia e conta com a aeronave Lockheed Electra 10-E chamada Muriel, igual ao avião que Earhart usou em seu último voo em 1937.

Fundada e presidida por Karen Seaberg, a Fundação Atchison Amelia Earhart foi responsável pelo projeto do museu. A cerimônia de inauguração contou com a presença do senador norte-americano Roger Marshall, do Kansas, e de Bram Kleppner, sobrinho-neto de Earhart.

Amelia foi a primeira mulher a voar sozinha sobre o Oceano Atlântico e o compartilhamento de suas experiências foi essencial na formação de organizações para mulheres que desejavam torna-se aviadoras em todo o mundo. Ela desapareceu no Oceano Pacífico, perto da Ilha Howland enquanto tentava realizar um voo ao redor do globo em 1937. Foi declarada morta no dia 5 de janeiro de 1939.

Muriel foi construída pela Lockheed Aircraft Company em 1937 e é a última aeronave remanescente da série L-10E. O avião tem o nome de uma das irmãs de Earhart. Ele foi originalmente de Grace McGuire, que passou trinta anos restaurando a aeronave. Ela, então, vendeu a aeronave para a Fundação Atchison Amelia Earhart.

O museu ajuda a trazer o legado da aviadora para o século XXI. O Amelia Earhart Hangar Museum está aberto para visiatas e localiza-se no Amelia Earhart Memorial Airport, 16701 286th Road, Atchison, Kansas 66002. Mais informações podem ser encontradas no site do museu.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias