Na Alemanha, acaba de ser iniciado o maior exercício aéreo da história da OTAN, o Air Defender 23

Na Alemanha, acaba de ser iniciado o maior exercício aéreo da história da OTAN, o Air Defender 23. Durante o período de 12 a 23 de junho, as nações participantes vão realizar operações aéreas conjuntas com o objetivo de otimizar e expandir a cooperação entre elas.

O Exercício Air Defender 23 foi concebido a partir de um cenário de defesa coletiva, também chamado de cenário de Artigo 5. Nesse contexto, forças aéreas aliadas e parceiras serão deslocadas para a Alemanha para combater as forças de ocupação de um adversário fictício.

As operações combinadas serão organizadas, permitindo que as nações participantes mostrem sua capacidade de defender o território da OTAN com agilidade e precisão. O Air Defender 23 envolve quase 10.000 pessoas e mais de 250 aeronaves de 25 países participantes e da OTAN.

As tropas aéreas dos Estados Unidos representam a maior parte das forças e são compostas por unidades da Guarda Aérea Nacional de 35 estados. Além disso, as tropas voarão tanto a partir de bases alemãs quanto de suas próprias bases. O exercício também promove a solidariedade transatlântica através da dimensão visual das tropas dos EUA participando.

Além disso, a Alemanha permitiu o conceito “US Agile Combat Employment” que facilita as implantações de curto prazo e de ida e volta. Por fim, o Air Defender é uma oportunidade para demonstrar a Dissuasão e Defesa da OTAN na área Euro-Atlântica e mostrar às populações a vontade e o comprometimento dos Aliados.

O Tenente General Ingo Gerhartz destacou que a Alemanha está assumindo a responsabilidade de liderar o exercício como forma de responder aos pedidos para assumir mais responsabilidade no domínio da segurança global.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias

Após prisão de tunisiana no GRU Airport no dia 9, um...

0
A Polícia Federal informa que prendeu duas pessoas como desdobramento de um prisão anterior efetuada no Aeroporto Internacional de São Paulo.