Início Mercado

Na Câmara dos Deputados, ministra do Turismo apresenta ações para setor aéreo

Aeroporto Congonhas, em São Paulo – Imagem: Infraero

Na última terça-feira (13), durante audiência pública da Comissão de Turismo da Câmara dos Deputados, a ministra do Turismo, Daniela Carneiro, apresentou suas ações para o setor aéreo brasileiro.

O encontro tinha o objetivo de divulgar, além das ações, os programas em desenvolvimento pela Pasta que tem como premissas a sustentabilidade e a preparação dos destinos turísticos, acessibilidade e inclusão, diálogo e participação social, e a reconstrução do setor com foco no desenvolvimento de pessoas.

Daniela Carneiro relatou que o Ministério Turismo trabalha para expandir o setor. Uma das formas encontradas pela pasta para estimular as viagens seria por meio do aumento das rotas aéreas, tanto nacionais quanto internacionais.

A ministra disse que promoveu diálogos tanto com o Ministério de Minas e Energia quanto com a Petrobras para baixar o preço do combustível da aviação. Segundo ela, o trabalho conjunto resultou em queda de 35% do valor do produto, e passagens aéreas quase 18% mais baratas.

Para isso, precisa de articulação. Eu comecei a buscar esse diálogo. Fui atrás do ministro de Minas e Energia, do presidente da Petrobrás. Também fui às companhias aéreas e conversei com todos os presidentes para verificar soluções para baixar esses preços. Os resultados já estão aparecendo. Redução de 35% no preço do querosene da aviação e de quase 18% no preço das passagens aéreas”, destacou.

Desde que assumiu a gestão do Ministério do Turismo, Daniela Carneiro tem atuado para democratizar o acesso ao setor aéreo e para retomar e ampliar o número de voos nacionais e internacionais no país.

Em fevereiro passado, a ministra lançou o plano de ação para os primeiros 100 dias de governo. O Plano, divulgado na ocasião, continha projetos que serão resgatados ou iniciados – alguns, inclusive, já em andamento – e que buscam reestruturar e fortalecer a atividade turística no país.

Já em maio passado, conforme noticiou o AEROIN, a ministra do Turismo e sua equipe, realizaram uma visita às instalações da GOL, LATAM e VOEPASS, em São Paulo (SP), associadas da Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR).

As visitas, que foram acompanhadas pela presidente da ABEAR, Jurema Monteiro, têm como objetivo mostrar a líderes do Executivo os bastidores das companhias aéreas, a fim de dar maior visibilidade aos desafios operacionais diários, à estrutura e gerar aproximação com os colaboradores das empresas.

Com informações da Câmara dos Deputados

Leia mais:

Sair da versão mobile