Um grupo de cães causou o fechamento do aeroporto internacional El Alto, em La Paz, na Bolívia, na noite passada. Isso porque um Boeing 737-800 (de registro CP-3138) operado pela Boliviana de Aviación colidiu com um grupo de cães que entrou na pista durante a aceleração para decolagem, interrompendo o voo OB-625 para Cochabamba.
Como relata o The Aviation Herald, na sequência do incidente, a tripulação agiu prontamente, abortando a decolagem de forma segura. Os passageiros foram rapidamente evacuados para a pista e transportados para o terminal do aeroporto por ônibus. As atividades do aeroporto foram interrompidas até a remoção do jato da pista.
Vídeos e imagens publicados nas redes por passageiros mostram um pouco do esforço de evacuação da aeronave. Os danos não são aparentes.
The company Boliviana de Aviación (BoA) reports that when a Boeing 737-8Q8 aircraft (CP-3138) took off at the El Alto airport on 26 March, "it collided with a pack of dogs, forcing the aircraft to abort the take-off, which also affected the landing gear and other parts of the… pic.twitter.com/2fQidC75US
— FL360aero (@fl360aero) March 27, 2024
Em uma publicação nas redes sociais, a Boliviana de Aviación informou que o trem de pouso e outros componentes do avião sofreram danos. A companhia aérea prosseguiu elogiando a competência do piloto no controle da aeronave naquele momento crucial, destacando a importância do domínio em situações emergenciais.
A aeronave envolvida no incidente permaneceu em solo por cerca de nove horas após a frustrada tentativa de decolagem.
Tomar en cuenta el siguiente comunicado. #BoA #Seguridad pic.twitter.com/srv0ouDeQX
— BoABolivia (@BoABolivia) March 27, 2024