Na ponta do lápis: IATA cria ferramenta para monitorar a redução das emissões aéreas com uso do SAF

DUBAI, Emirados Árabes Unidos – A Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA) anunciou que estabelecerá o Registro de Combustíveis Sustentáveis para Aviação (SAF Registry) para acelerar a adoção de Combustíveis Sustentáveis para Aviação (SAF) ao registrar e reportar de maneira precisa a redução das emissões oriundas do SAF.

Dezessete companhias aéreas, um grupo de companhias aéreas, seis autoridades nacionais, três fabricantes de equipamentos originais (OEMs) e um produtor de combustível já estão apoiando o esforço para desenvolver o Registro. Espera-se que o Registro seja lançado no primeiro trimestre de 2025.

“O SAF é fundamental para a descarbonização da aviação. As companhias aéreas querem mais SAF e estão prontas para usar todas as gotas dele. O Registro de SAF irá ajudar a suprir as necessidades críticas de todos os interessados como parte do esforço global para aumentar a produção do SAF”, disse Willie Walsh, Diretor Geral da IATA.

“Os governos precisam de um sistema confiável para rastrear a qualidade e as quantidades de SAF utilizadas. Os produtores de SAF precisam contabilizar com precisão o que foi entregue e efetivamente descarbonizado. Os clientes corporativos devem poder contabilizar de forma transparente suas emissões de Escopo 3. E as companhias aéreas devem ter certeza de que podem reivindicar os benefícios ambientais do SAF que compraram. O Registro irá atender a todas essas necessidades. Ao fazer isso, o Registro ajudará a criar um mercado global de SAF, garantindo que as companhias aéreas tenham acesso ao SAF onde quer que ele seja produzido, e que os produtores de SAF tenham acesso às companhias aéreas, independentemente de sua localização”, disse Walsh.

O Registro de SAF está abordando uma variedade de questões importantes, incluindo a acessibilidade global para as companhias aéreas comprarem SAF, independente do local de produção, neutralidade em relação a regulamentos, tipos de SAF e quaisquer outras especificidades sob as jurisdições e estruturas relevantes, atendendo a todas as exigências dos usuários.

Além disso, o Registro vai auxiliar as companhias aéreas a atenderem regulamentações como o Corsia (Carbon Offsetting Reduction Scheme for International Aviation) e o Sistema de Comércio de Emissões da EU, garantindo conformidade com as obrigações do SAF e provendo transparência às autoridades em relação à redução de emissões.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias