Início Indústria Aeronáutica

NASA e Archer assinam acordo para garantir que os EUA sejam líderes mundiais na próxima geração de transporte aéreo

Imagem: Archer Aviation

A norte-americana Archer Aviation, fabricante aeronáutica do segmento de aeronaves elétricas de decolagem e pouso verticais (eVTOL), anunciou que assinou um Acordo de Lei Espacial com a Administração Nacional de Aeronáutica e Espaço dos Estados Unidos (NASA), focado em garantir que os EUA sejam líderes mundiais na próxima geração de transporte aéreo.

A colaboração começará com um projeto inicial focado no estudo de células de bateria de alto desempenho e testes de segurança direcionados para Mobilidade Aérea Avançada (AAM) e aplicações espaciais.

A Archer afirma acreditar que, embora a cadeia de abastecimento de veículos elétricos nos EUA esteja amadurecendo, a cadeia de abastecimento de aeronaves elétricas permanece incipiente não apenas nos EUA, mas globalmente, portanto, estes testes ajudarão a impulsionar o progresso.

O objetivo da NASA é testar a célula de bateria e o design do sistema da Archer e compartilhar os resultados para impulsionar toda a indústria AAM. Prevê-se que o amadurecimento da tecnologia de baterias seja um fator chave para a produção em massa e a adoção da aviação eléctrica.

A Archer explica que planeja fornecer uma bateria de alto desempenho com níveis líderes de segurança para seu veículo aéreo elétrico Midnight, validando que essas células são feitas sob medida para aplicações aeroespaciais, incluindo decolagem e pouso elétrico vertical (eVTOL), decolagem e pouso elétrico convencional (eCTOL) e uso potencial no espaço.

Como parte dos esforços conjuntos em torno da caracterização da bateria, a NASA e a Archer se concentrarão em testes adicionais das capacidades de segurança, energia e desempenho de energia das células da bateria. Os testes serão realizados utilizando uma das instalações de raios-x de alta velocidade mais avançadas do mundo, a European Synchrotron Radiation Facility (ESRF), para compreender como as células funcionam durante casos extremos de uso.

A Archer escolheu essas células para alimentar o sistema de conjunto de força elétrico que ela projetou, desenvolveu e está começando a fabricar em massa para sua produção das aeronaves Midnight.

O formato da célula de bateria escolhido pela Archer, uma célula cilíndrica, tem, segundo afirma a própria empresa, um histórico de segurança, desempenho e escalabilidade comprovados ao longo de décadas de fabricação em massa, implantado em muitas aplicações em todo o mundo, inclusive em milhões de veículos elétricos.

“Estamos extremamente orgulhosos da parceria com a NASA, que foi pioneira na indústria eVTOL nas últimas mais de 3 décadas, em apoio à nossa missão coletiva de garantir que a liderança dos EUA no setor aeroespacial continue nas próximas décadas”, disse Adam Goldstein, fundador e CEO da Archer.

Informações da Archer Aviation