Início Variedades

Nepal discorda de versão de gerente sobre incidente da flydubai e lhe corta acessos ao aeroporto

A companhia aérea de baixo custo Flydubai teve problemas recentemente, quando um voo de Kathmandu para Dubai sofreu um aparente problema técnico com um de seus motores logo após a decolagem da capital nepalesa.

Os espectadores no solo capturaram o vídeo do que pareciam ser chamas saindo de um dos motores do Boeing 737-800 de 10 anos, enquanto o vídeo filmado de dentro do avião mostrava o interior repentinamente iluminado com um flash laranja brilhante (ver abaixo).

A Flydubai emitiu um comunicado, citando um porta-voz da companhia aérea dizendo que o avião havia sofrido um choque com um pássaro logo após a decolagem, mas que não afetou o funcionamento do motor e, portanto, os pilotos seguiram em rota até o destino.

No entanto, a Autoridade de Aviação Civil do Nepal contestou essa versão, dizendo que a notícia de uma colisão com um pássaro no voo era “enganosa”. Como resultado, o regulador nepalês desativou a autorização de segurança do gerente sênior da Flydubai que dirige as operações da empresa na cidade, bem como o crachá de aeroporto, relatou a Reuters.

A companhia aérea não se pronunciou imediatamente, mas um porta-voz teria dito que a tripulação seguiu os procedimentos operacionais padrão após a decolagem de Kathmandu e “determinou que o motor estava dentro dos parâmetros operacionais normais”.

A aeronave (de registro A6-FED) já voou desde o pouso no Aeroporto Internacional de Dubai na noite de segunda-feira e a Flydubai informou que uma inspeção mais aprofundada do motor está sendo realizada.

Por sua vez, os reguladores nepaleses estão conduzindo uma revisão técnica. O incidente gerou especulações generalizadas nas redes sociais, sendo que a resposta da Flydubai foi imediata e o porta-voz da companhia afirmou que o avião seguiu o procedimento padrão e continuou em direção a Dubai.

Apesar da autoridade do Nepal estar desconfiada, a companhia aérea tem se mostrado ativa e responsiva, divulgando comunicados e realizando inspeções. Mesmo assim, o gerente sênior da Flydubai não tem mais autorização de segurança para acessar o aeroporto de Kathmandu.

Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.
Sair da versão mobile