Nidec e Embraer recebem aprovação para sua joint-venture focada em Sistema de Propulsão Elétrica

Imagem: Embraer

A Nidec Corporation do Japão e a Embraer celebraram a aprovação incondicional de todas as autoridades reguladoras necessárias para o estabelecimento de sua joint venture, Nidec Aeroespacial LLC. 

A transação combina sinergias complementares e áreas distintas de especialização de dois conglomerados de engenharia de classe mundial para desenvolver Sistemas de Propulsão Elétrica (EPS) para o setor aeroespacial.

Vincent Braley, chefe de gabinete do negócio Motion and Drives da Nidec nos Estados Unidos, foi nomeado CEO da Nidec Aerospace com efeito imediato. Braley traz ampla experiência em desenvolvimento e gestão de negócios para sua nova função de liderar o crescimento futuro da joint venture.

“Esta aprovação representa um marco significativo não apenas na joint venture da Nidec Motion & Energy com a Embraer, mas também em nossa visão compartilhada de avançar e eletrificar a maneira como o mundo viaja”, disse Michael Briggs, Vice-Presidente Sênior e Presidente da Motion & Energy Unidade de Negócios da Nidec. “Agora com autorização oficial para prosseguir, a equipe da Nidec Aerospace está preparada para trazer a experiência, a velocidade e o impulso necessários para acelerar a aviação sustentável em escala global.”

“Estamos entusiasmados com a autorização incondicional. O próximo passo será a integração destas duas poderosas capacidades operacionais e de engenharia focadas na excelência empresarial. Juntas, nossas extraordinárias equipes poderão desenvolver soluções avançadas para colaborar com o futuro da aviação sustentável”, disse Dimas Tomelin, Vice-Presidente Sênior de Estratégia Corporativa, Digital e Inovação da Embraer.

Revelada no Paris Air Show em junho, a combinação de negócios visa desbloquear novas oportunidades, fornecendo um portfólio agnóstico de produtos e serviços em todo o mundo, impulsionado inicialmente pelo crescimento da indústria de Mobilidade Aérea Urbana (UAM). O mercado de UAM está a emergir e poderá criar um mercado de 1,5 biliões de dólares até 2040, de acordo com a Morgan Stanley Research.

O cliente de lançamento do Sistema de Propulsão Elétrica da joint venture será o fabricante de eVTOL Eve Air Mobility, uma empresa independente bem posicionada para ser líder global no segmento UAM, fornecendo um novo modo de transporte urbano eficaz e sustentável. 

A Embraer contribuirá com expertise, know-how e recursos relativos ao controlador, e a Nidec contribuirá com sua expertise, know-how tecnológico e recursos relativos a motores elétricos. A Nidec detém 51% do capital da joint venture e a Embraer os 49% restantes.

Espera-se que a Nidec Aerospace invista mais de US$ 77 milhões nos próximos anos para iniciar a produção em massa em 2026.

Informações da Nidec e Embraer

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias