No Aeroporto Afonso Pena, de Curitiba, o “Pegaí” recebeu 600 livros em doações nos últimos 2 anos

Aeroporto Afonso Pena – Imagem ilustrativa: Governo do Paraná

O Aeroporto Internacional Afonso Pena, de Curitiba, em São José dos Pinhais, Paraná, incentiva outra forma de viajar e conhecer lugares, e isso não é sobre ir de carro, ônibus ou trem, mas sim sobre leitura.

Por isso, ao passar pelo maior aeroporto do estado e um dos maiores do país, em que circulam diariamente cerca de 14 mil pessoas, os passageiros podem fazer uma doação de valor inestimável: basta se direcionar ao ponto de coleta do “Pegaí”, que fica no térreo do terminal, próximo à escada rolante da área de desembarque, e depositar o livro a ser doado, para que ele seja higienizado e disponibilizado para encantar novos leitores.

O Pegaí é um projeto criado em 2013, pelo atual Instituto Pegaí, que tem como objetivo aproximar livros sem leitores de leitores sem livros. Ao longo de seus mais de 10 anos de atividades, já são mais de 600 mil exemplares recebidos em todo o estado.

O ponto de coleta do Aeroporto Internacional Afonso Pena existe desde 2017 e só nos últimos dois anos, período em que o aeroporto é administrado pela CCR Aeroportos, foram arrecadados cerca de 600 livros. Todas as obras são encaminhadas para quarentena e recebimento do selo, antes de serem disponibilizadas para leitura em uma das estantes do projeto, localizadas em 15 cidades paranaenses.

Apoiar a leitura e a educação sempre foi um compromisso da CCR Aeroportos, por isso mantemos o ponto de doação de livros do projeto Pegaí à vista de todos aqui no Aeroporto Internacional Afonso Pena, afinal, são cerca de 14 mil pessoas que circulam diariamente pelo terminal aéreo. Além disso, estamos contribuindo com a divulgação deste projeto de forma voluntária para que ele alcance ainda mais pessoas dentro e fora do aeroporto”, destaca o Gerente do Aeroporto, Eden Pisani Júnior.

Hoje, o Instituto Pegaí Leitura Grátis possui reconhecimento como Utilidade Pública Municipal e Estadual. O trabalho, que é mantido por mais de 130 voluntários, possui 67 estantes em 15 cidades paranaenses: Arapoti, Campo Largo, Carambeí, Castro, Ibaiti, Ipiranga, Jaguariaíva, Palmeira, Pato Branco, Ponta Grossa, Quitandinha, Realeza, Reserva, São Mateus do Sul e Vera Cruz do Oeste. São também 170 pontos de coleta espalhados por todo o Paraná, incluindo o Aeroporto Internacional Afonso Pena.

Para o presidente do Instituto Pegaí Leitura Grátis, o professor Idomar Cerutti, a maior recompensa por toda a dedicação, é a sensação de proporcionar novas oportunidades para quem precisa.

Meu sentimento é de alegria, ao poder proporcionar leitura grátis para milhares de leitores, que talvez não tivessem acesso a bons livros. Ao longo destes mais de 10 anos, recebo diversos depoimentos sobre o nosso trabalho, e cada um deles serve como um combustível extra para continuarmos lutando para promover a leitura em nosso estado”, explica o professor e idealizador do projeto, Idomar Cerutti.

Informações da CCR Aeroportos

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias

Está chegando ao Brasil mais um Boeing 737 MAX novo para...

0
Já está em voo sobre o Brasil mais um avião Boeing 737 MAX novo, que está chegando ao país para integrar a frota da GOL Linhas Aéreas.