No Aeroporto de Guarulhos, movimentação de cargas foi de 30,6 mil toneladas em março de 2024

Aviões cargueiros da GOL Linhas Aéreas no pátio do Aeroporto de Guarulhos

Um total de 30,6 mil toneladas de cargas foi movimentado no Terminal de Cargas (TECA) do Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, no mês de março de 2024, informa a concessionária GRU Airport.

Desse total, 13,7 mil toneladas representam itens importados, sendo 182,1 toneladas de cargas processadas por meio dos armazéns de remessas expressas internacionais. A exportação somou 16,9 mil toneladas movimentadas, sendo 205,2 toneladas também processadas nos mesmos armazéns de remessas expressas para fora do Brasil.

As remessas expressas internacionais, também chamadas de “courier”, são documentos ou encomendas internacionais, transportadas e liberadas sob o regime aduaneiro específico (Instrução Normativa RFB nº 1.073, de 1º de outubro de 2010), exclusivamente por empresas de Transporte Expresso Internacional “porta a porta”.

As principais características e diferenças desse tipo de remessa em relação à carga importada ou exportada em geral são:

– Não pode ter destinação comercial; não há cobertura cambial na transação;

– O valor, a quantidade e os tipos de produtos são limitados pela legislação específica de cada país de origem e destino da remessa;

– Agilidade na liberação e entrega das remessas, e conveniência do serviço porta a porta para o cliente expedidor ou destinatário;

– A comercialização dos serviços de coleta, transporte, liberação aduaneira e entrega são feitos por empresas que têm como atividade preponderante a prestação de serviços de transporte expresso internacional aéreo.

Market share

Segundo a concessionária, o aeroporto de Guarulhos se consolida como o principal terminal logístico para cargas internacionais, com 56% de participação no mercado aéreo (market share) em março de 2024. Neste mesmo período foi responsável por 46% de toda importação via modal aéreo, enquanto as exportações totalizaram 63%.

Na soma de todo o primeiro trimestre deste ano, o market share do volume importado foi de 42%.

Entre os produtos mais transportados estão os do segmento automotivo, com 29%, farmacêutico, com 18%, maquinário, com 16%, e eletrônico, com 9% das cargas nacionalizadas no TECA GRU.

Malha aérea

Um dos principais centros de conexão aérea na América Latina, o Aeroporto Internacional de São Paulo teve operação de 36 companhias aéreas regulares e não regulares que movimentaram cargas no mês de março.

Das 34 que operaram regularmente, cinco atenderam ao mercado doméstico (três nacionais e internacionais e duas focadas em cargueiros) e as outras 29 realizaram exclusivamente voos internacionais (dessas, sete operam com aeronaves cargueiras).

Informações da GRU Airport

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias