No Aeroporto do Galeão, Boeing 787 teve estouro de pneu devido a pane no sistema de freios

Trem de pouso principal de um Boeing 787 – Imagem meramente ilustrativa – Fonte: Safran

Um incidente com um Boeing 787 aconteceu no Aeroporto Internacional Antonio Carlos Jobim – Galeão (GIG/SBGL), no Rio de Janeiro, pouco mais de uma semana atrás, no dia 24 de agosto, segundo informações que constam no sistema de reportes do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA).

O avião envolvido foi o registrado sob a matrícula N814AA, um Boeing 787-8 operado pela companhia norte-americana American Airlines, pouco depois das 20h30 daquele dia, a quinta-feira da semana retrasada.

Boeing 787-8, igual ao envolvido no incidente – Imagem: Wirestock, via Depositphotos

Segundo o histórico da ocorrência, a aeronave seria alocada para o voo do aeroporto do Galeão com destino ao Aeroporto Internacional de Miami (KMIA), nos Estados Unidos, a fim de realizar transporte aéreo público regular de passageiros, entretanto, durante a fase de tratoramento (reboque), houve um problema.

O Boeing 787 apresentou mau funcionamento do sistema de freios, e a pane ocasionou o travamento da roda de número 02, com consequente estouro do pneu. Diante disso, a aeronave foi entregue para a equipe de manutenção.

O reporte indica que a ocorrência foi classificada como “Incidente” do tipo “Falha ou mau funcionamento de sistema / componente”, e o nível de dano foi considerado como “Leve”.

Dados das plataformas de rastreamento online de voos indicam que o N814AA voltou a decolar no dia 26 de agosto, partindo logo após o meio-dia rumo a Miami, sem reportes conhecidos de novas intercorrências.

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias

Leoa que escapou e vagou pela Ucrânia durante a guerra é...

0
Este notável voo com o grande Jumbo Jet marca um novo capítulo na vida dessas criaturas majestosas, que foram encaminhados ao santuário