Um balão chinês cruzou a linha média do Estreito de Taiwan na noite de terça-feira. Isso foi relatado pelo Departamento de Defesa de Taiwan. Segundo ele, a bola foi vista às 23h19 locais (18h19 no horário de Moscou).
De acordo com a agência, ele cruzou a linha média do Estreito de Taiwan 63 milhas náuticas (cerca de 116,7 km) a noroeste da cidade de Keelung, no norte de Taiwan, estando a uma altitude de cerca de 3,7 km.
Além disso, no mesmo dia, as Forças Armadas de Taiwan registraram a aproximação de oito aeronaves e um navio do Exército Popular de Libertação da China à ilha. Destes, uma aeronave de alerta aéreo KJ-500, entrou na zona de defesa aérea de Taiwan a sudoeste. Como indicado no documento, o exército taiwanês respondeu usando aeronaves, navios, bem como sistemas de mísseis antiaéreos terrestres para monitorar os alvos.
Taiwan é governada por sua própria administração desde 1949, quando os remanescentes das forças do Kuomintang lideradas por Chiang Kai-shek (1887-1975) fugiram para a ilha após serem derrotados na Guerra Civil Chinesa.
Desde então, Taiwan manteve a bandeira e alguns outros atributos da antiga República da China, que existiam no continente antes dos comunistas chegarem ao poder. Pequim considera Taiwan uma das províncias da República Popular da China.