Início Aviação Militar

No Rio Grande do Sul, Força Aérea do Chile completou 8 missões de transferência de carga humanitária e passageiros

Imagem: Divulgação FACH

Durante seus primeiros 10 dias de operações no Brasil, a Força Aérea do Chile (FACH), utilizando um avião DHC-6 Twin Otter da IIIª Brigada Aérea, já realizou oito missões de transporte de carga, apoiando com o transporte de um total de 9 toneladas de ajuda humanitária para a população do estado do Rio Grande do Sul.

As operações realizadas pelas tripulações da FACH somam um pouco mais de 24 horas de voo, divididos em 16 trechos, transportando alimentos, água, medicamentos e roupas até o aeroporto de Pelotas, para depois serem distribuídos entre a população afetada em Rio Grande. Também colaboraram com o transporte de pessoas, tanto civis quanto pessoal de apoio para combater a emergência.

Imagem: Divulgação FACH

O Comandante da missão de apoio, Comandante de Esquadrão (A) Gonzalo Silva, declarou:

Estamos operando há 10 dias na cidade de Santa Maria, no Brasil, onde realizamos mais de 24 horas de voo, transportando 9 toneladas de carga e 16 passageiros em 8 voos.

Estamos orgulhosos de representar o pessoal da Força Aérea do Chile nesta missão que nos foi confiada. Pudemos demonstrar o profissionalismo e a preparação de todos os integrantes da FACH, além de operar com segurança em um terreno que não era conhecido pelas tripulações.

Na sexta-feira passada, tivemos a chegada e o apoio de um avião CJ-1, também pertencente ao Grupo de Aviação N° 5 da IIIª Brigada Aérea, que chegou com pessoal de manutenção especializado para estender as horas operacionais da aeronave e assim continuar apoiando na catástrofe que se vive atualmente no Brasil.

Queremos agradecer a todo o pessoal que está apoiando esta missão, tanto no Brasil quanto no Chile, que estão constantemente em contato conosco desde as cidades de Puerto Montt e Santiago para ver todas as tarefas logísticas necessárias para cumprir bem esta missão”.

Além disso, o Cabo 1° Víctor Valenzuela, mecânico e tripulante da aeronave DHC-6 Twin Otter, indicou que parte importante de sua tarefa é realizar a pesagem e balanceamento da aeronave para que esta se mantenha estável e possa realizar um voo seguro.

O tipo de carga que estamos transportando inclui medicamentos, alimentos para pessoas e animais, além de água, cobertores e suprimentos“, explicou.

Informações da FACH