Início Empresas Aéreas

Norwegian e Cargolux assinam acordos para garantir combustível sustentável da Norsk e-Fuel a partir de 2026

Boeing 747-400F

A empresa norueguesa Norsk e-Fuel, fundada em 2019 com foco em produzir combustíveis sustentáveis ​​baseados em CO2 e água para a aviação, anunciou marcos importantes de parceria ao fechar acordos significativos sobre aquisição e investimento.

Duas companhias aéreas internacionais, a também norueguesa Norwegian e a Cargolux, baseada em Luxemburgo, comprometeram-se a comprar o combustível de aviação isento de combustíveis fósseis produzido pela Norsk.

A Norwegian também se juntará ao grupo de acionistas da Norsk e-Fuel, que a partir de agora será liderado pelo atual acionista e renomada empresa de engenharia, compras e construção Paul Wurth, uma subsidiária do grupo SMS.

Boeing 737-800

A Norsk e-Fuel está iniciando a industrialização da produção de e-Fuel em Mosjøen, Noruega, e começará a fornecer e-Fuels para a indústria da aviação após 2026. Apoiada por uma forte rede de acionistas e parceiros, a empresa pretende aumentar a produção com duas fábricas até 2030.

Refletindo uma visão partilhada para um futuro mais sustentável da aviação, a companhia aérea de passageiros Norwegian e a companhia aérea de carga Cargolux comprometeram-se a adquirir o e-SAF (Combustível Sustentável de Aviação). O volume total dos contratos de compra abrange mais de 140 mil toneladas de fornecimento de combustível. Além disso, as duas empresas fornecerão apoio estratégico para o desenvolvimento das duas instalações de produção adicionais até 2030.

“Temos planos ambiciosos para aumentar a produção de e-Fuel o mais rápido possível para fornecer combustíveis livres de fósseis à indústria da aviação. O compromisso dos nossos novos parceiros Cargolux e Norwegian e o apoio reafirmado do membro fundador e acionista Paul Wurth não são apenas um sinal de confiança na nossa missão, no nosso conceito de negócio e na nossa equipa. Eles também mostram a compreensão do papel crítico dos e-Fuels na definição de um futuro para a aviação livre de combustíveis fósseis – tanto na Noruega como em toda a Europa”, afirmou Karl Hauptmeier, CEO da Norsk e-Fuel.

“A Cargolux tem orgulho de aderir ao projeto Norsk e-Fuel. O e-Fuel será um pilar importante para alcançar zero emissões líquidas de carbono até 2050 na aviação. Os e-Fuels baseiam-se em matérias-primas abundantes, como o dióxido de carbono e, quando produzidos com eletricidade verde, este projeto proporcionará uma das maiores reduções de emissões de gases com efeito de estufa em comparação com o combustível de aviação convencional. Esperamos oferecer aos nossos clientes a opção de melhorar voluntariamente as suas iniciativas de sustentabilidade através da utilização de e-Fuels nos seus envios a partir do final de 2026”, afirmou Richard Forson, CEO e Presidente da Cargolux.

“Acolhemos com satisfação as oportunidades de colaboração com o Norsk e-Fuel. Juntos, embarcamos agora numa viagem em direção à próxima geração de combustíveis de aviação isentos de fósseis. Esses combustíveis de aviação sustentáveis serão muito procurados nos próximos anos. O acordo implica que investiremos um total de cerca de 5 milhões de euros e garantiremos o acesso antecipado da Noruega ao produto. A utilização de combustíveis de aviação isentos de fósseis é fundamental para atingir o nosso objetivo de reduzir as emissões de carbono em 45% em 2030”, acrescentou Geir Karlsen, CEO da Norwegian.

Informações da Cargolux, da Norwegian e da Norsk e-Fuel

Sair da versão mobile