Nos primeiros 8 dias deste mês, 11 incidentes envolveram aviões de passageiros nos céus russos

Nos primeiros oito dias deste mês, onze incidentes envolvendo aeronaves de passageiros ocorreram no espaço aéreo russo, levantando preocupações sobre a segurança da aviação no país, de acordo com o jornal bilíngue Moscow Times.

Os incidentes incluíram incêndios a bordo, descompressão e problemas com o trem de pouso. Esses eventos podem estar relacionados à falta de peças de reposição na aviação russa, resultante do boicote ocidental imposto desde o início do ano passado.

A lista de incidentes publicada pelo Moscow Times inclui exemplos como a perda de pressão em um Airbus A319 da Rossiya Airlines, um curto-circuito em um Boeing 777 da Aeroflot e uma falha no motor esquerdo de um Airbus A321 da Aeroflot. Embora os pilotos tenham conseguido pousar com sucesso em todos esses casos, o alto número de incidentes levanta preocupações sobre a segurança das operações aéreas na Rússia.

Além disso, a situação na aviação russa é agravada pelo boicote imposto pelos países ocidentais em resposta à invasão da Ucrânia em fevereiro de 2022. Desde então, a Rússia tem enfrentado restrições no fornecimento de peças de reposição para suas aeronaves. As companhias aéreas russas também foram impedidas de voar para a maioria dos aeroportos europeus, levando-as a operar principalmente em rotas domésticas.

A mídia russa tem sido limitada em sua cobertura desses problemas na aviação, devido à censura imposta pelo regime de Putin. Como resultado, a falta de peças tem forçado as companhias aéreas russas a improvisar na manutenção de suas aeronaves, seja por meio de remendos em equipamentos antigos ou pela aquisição de peças falsificadas em outros países, como a China.

Isso aumenta os riscos de segurança nas operações aéreas. Antes da guerra na Ucrânia, a aviação russa já era conhecida como uma das mais inseguras do mundo.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias