Nova instalação de manutenção com espaço para 4 aviões ‘widebody’ é lançada pela ST Engineering em Singapura

Instalações já existentes da empresa – Imagem ilustrativa – Fonte: ST Engineering

A ST Engineering, empresa multinacional de Singapura especializada em tecnologia e engenharia nos setores aeroespacial, de cidades inteligentes, defesa e segurança pública, informa que lançou uma expansão de suas instalações para o segmento de manutenção aeronáutica.

Segundo a empresa, para atender às crescentes necessidades de serviços de manutenção, reparo e revisão (MRO) de grandes aviões na região Ásia-Pacífico, o segmento Comercial Aeroespacial da ST Engineering está expandindo sua capacidade em Singapura com uma nova instalação de manutenção no Aeroporto Internacional Changi, um dos principais hubs de voos da Ásia.

De acordo com as previsões da indústria, o crescimento da frota e a procura de MRO na região Ásia-Pacífico devem aumentar a taxas compostas anuais de 2,5% e 1,8%, respectivamente, durante os próximos dez anos, segundo a Oliver Wyman.

A cerimônia de lançamento da nova instalação foi realizada no último sábado, 23 de setembro, em seu local próximo ao Centro de Frete Aéreo de Changi, em Changi Creek, na presença de parceiros da indústria e do governo.

Imagem: ST Engineering

Ela será equipada com quatro hangares que poderão atender aeronaves de fuselagem larga, chamadas “widebody” em inglês, incluindo um compartimento híbrido de pintura e manutenção.

O custo total de desenvolvimento da instalação de 84.000 m² é estimado em S$ 170 milhões (equivalente a R$ 610 milhões), que inclui custos de construção e aquisição de equipamentos. A empresa planeja que o primeiro hangar esteja pronto em meados de 2025, seguido pelos três restantes até o final de 2026.

Quando estiver totalmente operacional, a instalação contribuirá com 1,3 milhão de horas de trabalho adicionais anualmente, o que representa cerca de 10% da atual capacidade global de MRO de aeronaves da ST Engineering. A empresa estima a geração de mais de 550 empregos, incluindo funções como engenheiros aeronáuticos licenciados, especialistas em planejamento e controle de produção, mecânicos, pessoal de armazém e logística.

A Japan Airlines, cliente de longa data dos serviços da ST Engineering, será a primeira companhia aérea a colocar suas aeronaves nas novas instalações para manutenção.

Como parte do esforço contínuo da ST Engineering em direção à sustentabilidade ambiental e à eficiência operacional, a nova instalação vai incorporar recursos de tecnologia verde e inteligente. Isso inclui: painéis solares no telhado do hangar, para gerar energia solar para atender parte de suas necessidades de eletricidade; veículos guiados automaticamente, para recuperar e transportar ferramentas e peças; e ferramentas digitais, para operações sem papel.

Com presença global na Ásia-Pacífico, nos EUA e na Europa, a ST Engineering é a maior provedora terceirizada de serviços MRO de aeronaves do mundo, com capacidade de mais de 13 milhões de horas-homem e um histórico de mais de 45 anos no fornecimento de soluções personalizadas de manutenção de fuselagem.

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias