Início Empresas Aéreas

Nova regra na Europa pode acabar com venda de passagens aéreas de última hora

Foto – DepositPhotos

Um novo sistema de segurança pode impedir que as companhias aéreas vendam as passagens aéreas nos dias próximos do voo. A implementação do EES – Sistema Europeu de Entrada – será feita após a próxima alta temporada de verão europeu, que termina em setembro de 2024.

Com eles, todos os viajantes que estão indo para dentro da Área Schengen, que engloba a União Europeia e alguns países do continente, serão analisados antes do embarque, como uma espécie de pré-entrada, onde serão analisados vários fatores para permitir a entrada do passageiro na Europa de maneira mais rápida e segura.

Este sistema deverá, inclusive, trazer o visto eletrônico para brasileiros, com uma cobrança de uma pequena taxa em euros, sendo necessário para embarcar no Brasil para a Europa.

Mas o principal problema que o EES pode causar é com a venda de passagens: as empresas são obrigadas a submeterem a lista de passageiros para as autoridades europeias até 48 horas antes de voo. Com isso as vendas de passagens aéreas nos últimos 2 dias poderá ser impossibilitada.

A Ryanair já manifestou sua preocupação ao governo britânico, dizendo que o sistema é malfeito e que não estão sendo feitos testes necessário.

Segundo reporta o jornal The Local, a preocupação da companhia aérea é ter que suspender não apenas as vendas de passagens aéreas de última hora, mas também as vendas gerais e o embarque caso o sistema entre em pane.

Por operar muitos voos da Grã-Bretanha para dentro da Área Schengen, a irlandesa Ryanair deve ser uma das mais afetadas por possíveis problemas no EES.

Sair da versão mobile