Novo Airbus A321neo de ultra-longo-alcance é esperado pela LATAM para 2026

O “matador de Boeing 757” já tem um momento previsto para voar em céus sul-americanos com a LATAM, que aguarda pela certificação do mais recente modelo da Airbus.

Divulgação – Airbus

O A321XLR é a última evolução da Airbus para a série A321neo. Ele pode voar por 8.700 quilômetros sem escala, o que permitiria voos, por exemplo, de Fortaleza para Frankfurt ou de São Paulo para Orlando.

Estas rotas hoje só são possíveis com jatos de fuselagem larga, ou seja, de dois corredores. O A321XLR permitirá realizá-las com um jato de corredor único, porém, houve atrasos na certificação, devendo começar a voar só no próximo ano. E a LATAM espera recebê-lo dois anos depois.

“Estimamos que a Airbus comece a entregá-lo em 2024, e para nós na LATAM em 2026. A princípio esta aeronave será utilizada para melhorar a conectividade na Região do Pacífico. Depois, será utilizada em destinos no Brasil”, afirmou Ramiro Alfonsín, CFO do grupo LATAM, em resposta ao AEROIN durante a apresentação de resultados do 3º trimestre da companhia.

O foco em rotas no Pacífico indica que os primeiros A321XLR, ao contrário dos recém-recebidos A321neo regulares, serão baseados em Santiago, no Chile, e não no Brasil. Existe a possibilidade de que a LATAM utilize o modelo para a Ilha de Páscoa, no Oceano Pacífico.

As rotas planejadas para o jato no Brasil não foram reveladas, mas não está descartada a utilização em voos internacionais, sejam a partir do Sudeste ou do Nordeste.

Carlos Martins
Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias