Novo meio de produção de pneus para a aeronave Tu-214 substitui antigo maquinário soviético na Rússia

A Policon, uma empresa de engenharia localizada em Omsk, desenvolveu uma máquina inovadora destinada à montagem de pneus para a aeronave de passageiros russa Tu-214, conforme informou o diretor da empresa, Evgeny Cheremnykh, à agência de notícias TASS. O equipamento, previsto para substituir maquinário de idade soviética, promete assegurar pneus de maior qualidade.

Em dezembro de 2023, o chefe da empresa estatal russa Rostec, Sergei Chemezov, declarou, em uma reunião com o presidente russo, Vladimir Putin, que a Rostec tem planos para produzir mais de 500 aeronaves até 2030, incluindo 115 modelos Tu-214.

Devido ao aumento da demanda por pneus para as aeronaves de passageiros Tu-214, nós desenvolvemos e produzimos uma nova máquina de alto rendimento para substituir o antigo equipamento. Utilizando partes intercambiáveis especiais, a máquina pode montar outros tipos de pneus de aeronave para a aviação civil, variando entre 19 e 22 polegadas de aro. A produção da máquina é de no mínimo quatro peças por hora“, explicou Cheremnykh.

Conforme destacou, a Policon acumulou vasta experiência nesta área da indústria. Previamente, a empresa produzia máquinas de montagem de pneus de aeronave substitutas de importação para as aeronaves russas MC-21 e SuperJet New.

Ao substituir maquinário da era soviética, a nova máquina automatiza o processo, assegurando precisão, alta produtividade e a qualidade da montagem de pneus de aeronave. A assessoria de imprensa sinalizou à TASS que não existem equivalentes nacionais a esse equipamento. O dispositivo já foi testado e entregue ao cliente.

A aeronave Tu-214 tem um alcance máximo de mais de 7.000 km e quando totalmente carregada, é capaz de transportar passageiros a uma distância de até 5.200 km. O Tu-214 possui uma cabine moderna para 194 passageiros, equipamentos de navegação e salvamento, e atende a todos os requisitos globais atuais.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias