O belo momento do anúncio, em pleno voo, dos novos pilotos da Fumaça é mostrado em vídeo; veja como foi

O T-25 acompanhado dos dois A-29 da Fumaça, em cena do vídeo apresentado abaixo

Como mostrado há poucos dias no AEROIN, o Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA), popularmente conhecido como a Esquadrilha da Fumaça, protagonizou, na manhã da terça-feira, 27 de junho, mais uma cena típica de um importante momento para seus pilotos: a interceptação em voo de novos integrantes para o anúncio de que passam a fazer parte da equipe.

E agora, o Esquadrão apresenta um vídeo em que mostra os dois belos momentos das interceptações em voo, nos quais os pilotos da Fumaça promoveram a surpresa aos dois novos integrantes, bem como imagens das demais emocionantes ações relacionadas, envolvendo também as famílias dos dois pilotos:

Como visto, um dos aviões interceptados foi o do Capitão Everson de Paula Lacerda, que no momento fazia um voo de instrução com um Cadete em uma aeronave T-27M. O Major Bittencourt e o Capitão Fontoura foram os pilotos da Fumaça que fizeram a interceptação.

“Quando eu vi o A-29 enorme do meu lado, tive noção do que estava acontecendo. Meus familiares que estão aqui sabem o quanto eu esperava por este momento e estão comemorando aqui comigo essa emoção”, afirmou o Capitão Lacerda, após retornar à Academia da Força Aérea (AFA).

O outro piloto a ser interceptado por dois A-29 Super Tucano da Fumaça foi o Tenente Giovanni Loures Guimarães. O piloto havia saído para realizar um voo de instrução para um Cadete com a aeronave T-25 quando, de repente, os pilotos Major Natalício e Capitão Pereira entraram em contato com ele, por meio da radiofrequência e o interceptaram com os aviões.

De volta ao solo após o momento especial, o Tenente Loures, em discurso para todo o Esquadrão, disse: “Me lembro de quando ainda eu era um Cadete, e tinha a Fumaça como um Esquadrão de excelência da Força Aérea. Hoje, me sinto privilegiado por ser escolhido para fazer parte desta equipe e por todos que acreditaram no meu trabalho e na minha capacidade de pertencer a este grupo. Vou sempre dar o melhor de mim para corresponder às expectativas”.

O Major Bittencourt, piloto que fez uma das interceptações, também comentou sobre a experiência: “É sempre uma emoção para nós também, porque já passamos por essa experiência e sabemos o quão importante é isso para todos nós que ansiamos por este momento dentro da carreira”.

Ambos os pilotos escolhidos nesta semana passarão a compor a equipe, de fato, no ano de 2024.

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias