O caça F-16 Block 70 está mais perto da Turquia após acordo na OTAN

No quadro da cimeira da OTAN que ocorre atualmente em Madrid, os Estados Unidos deram seu apoio aos planos da Turquia de modernizar a sua frota de F-16, depois de Ancara ter retirado o veto à entrada da Finlândia e da Suécia na mais poderosa aliança militar que o mundo já viu.

Celeste Wallander, subsecretária de Defesa para Assuntos de Segurança Internacional do Pentágono, disse a repórteres que os EUA apoiam totalmente a modernização dos caças, porque seu governo entende que a Turquia é “um aliado estratégico da OTAN muito capaz e altamente valorizado”. Wallander acrescentou que a modernização da frota é uma contribuição para a segurança da OTAN e, portanto, para a segurança dos Estados Unidos, informa o Aviacionline.

“Esses planos estão em andamento. E eles devem ser trabalhados por meio de nossos processos de contratação”, acrescentou.

Aparentemente, as negociações entre Ancara e Washington para o F-35 não avançaram e seria confirmado que a Turquia não retornará ao programa JSF (Joint Strike Fighter), enquanto continuar usando os sistemas de defesa aérea S-400, feitos na Rússia.

Os planos de modernização para a grande frota de F-16 turcos incluem a implementação do projeto ÖZGÜR para atualizar 35 F-16 Block 30 com tecnologia proprietária e a compra de 80 kits de modernização (para F-16 do bloco posterior), bem como 40 F-16 Block 70 novos da fábrica para Lockheed Martin.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias