O dia em que o gigante Antonov An-225 decolou e bateu 110 recordes da aviação com um único voo

Imagem: Antonov Airlines

No dia 22 de março de 1989, o imponente Antonov An-225, gigante dos céus ucraniano, estabeleceu 110 novos recordes mundiais durante um único voo. Com 156,3 toneladas de carga a bordo, os recordes quebrados naquele dia incluíram velocidade ao longo de uma rota fechada, um recorde de altitude e um recorde de peso para altitude durante o voo de 3 horas e 45 minutos.

De acordo com a Antonov Airlines, o An-225 estabeleceu 214 recordes nacionais e 124 recordes mundiais em sua vida útil, incluindo o transporte da carga mais pesada já transportada por via aérea, 253.820 kg.

Desenvolvimento

Batizado de Myria ou “Sonho”, o An-225 foi desenvolvido no início dos anos 1980 pelo escritório de design ucraniano Antonov. Inicialmente, foi criado para transportar o ônibus espacial soviético Buran do local de construção perto de Moscou até a plataforma de lançamento no Cosmódromo de Baikonur. Seu voo inaugural ocorreu em 21 de dezembro de 1988, a partir do aeródromo da fábrica em Svyatoshyn.

O avião, hoje destruído (atingido no início da guerra na Ucrânia), tinha uma envergadura de 88,4 metros, com peso máximo de decolagem de 640 toneladas. Dependendo da configuração e da carga, sua autonomia variava entre 4.000 e 15.000 km. Seu trem de pouso tinha cerca de 32 rodas para suportar as cargas imensas que poderia transportar. Dentro havia um guindaste especial capaz de levantar 30.000 kg.

Ao longo dos anos, o An-225 quebrou vários outros recordes. Em 11 de agosto de 2009, transportou a carga individual mais pesada, um gerador e sua estrutura para uma usina de energia a gás na Armênia, pesando 189 toneladas. Em 11 de junho de 2010, transportou também a maior peça de carga do mundo – duas pás de turbina eólica de 42,1 metros.

O An-225 também estabeleceu dois recordes mundiais do Guinness para a aeronave com o peso de decolagem mais pesado e a maior envergadura de qualquer aeronave em operação. O avião também apareceu em filmes de grande sucesso de Hollywood, incluindo 2012 e Velozes e Furiosos.

O avião sempre foi um sucesso entre o público, atraindo atenção em todos os aeroportos que visitava. Nos últimos anos, o avião realizou várias missões humanitárias em todo o mundo, incluindo o transporte de suprimentos para COVID-19.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias

Ladrões pegavam avião apenas para roubar malas de outros passageiros e...

0
Após revisar relatórios criminais, a polícia acredita que o par também possa ser responsável por um roubo similar que ocorreu em fevereiro.