Início Novidades

‘O freio dele está pegando fogo’, avisa piloto ao controlador ao ver A320 em chamas na taxiway

Imagem: VASAviation, em cena do vídeo apresentado abaixo

Um áudio da frequência de comunicação de tráfego aéreo do aeroporto de Atlanta, nos Estados Unidos, mostra o momento em que um piloto avisou ao controlador de tráfego que avistou um avião pegando fogo no meio do aeroporto.

O áudio é do incidente que aconteceu no último domingo, 10 de julho, com o Airbus A320 registrado sob a matrícula N693NK, operado pela Spirit Airlines.

O avião havia acabado de pousar e taxiava para o pátio quando os pilotos o pararam ao lado de uma pista, até que recebessem autorização para cruzá-la. Enquanto isso, outro avião, da Southwest Airlines, também pousou em Atlanta e taxiava próximo ao A320.

Durante o deslocamento, um dos pilotos da Southwest reportou ao controlador de tráfego aéreo: “O Spirit que está aguardando ao lado da pista, seus freios estão pegando fogo. Freios esquerdos pegando fogo.”

O controlador responde que já estava prestes a entrar em contato com os pilotos da Spirit, porque também havia acabado de ver o fogo.

O controlador então entra em contato com os pilotos do Airbus A320 para informar: “Spirit 383, parece que seu trem principal esquerdo…há chamas nele”, o logo complementa que já há caminhões de combate a incêndio se dirigindo ao local.

O piloto da Spirit então pergunta se o controlador tem a frequência de comunicação dos caminhões de bombeiros, ao que ele responde que eles já foram avisados por telefone sobre a emergência e já estão a caminho.

Nas mensagens seguintes, as equipes de combate a incêndio já são ouvidas solicitando ao controlador autorizações para se deslocar pelo aeroporto rumo ao avião:

Após a chegada dos bombeiros, o fogo foi apagado e o avião foi posteriormente rebocado para o pátio. Ele permanecia parado em Atlanta até a publicação desta matéria, três dias após o incidente, mas não há informações sobre

Sair da versão mobile