O grande Antonov AN-124 levou uma carga especial de Munique a Vandenberg para lançamento pela SpaceX

Imagem: Flughafen München

A Flughafen München, administradora do Aeroporto de Munique, na Alemanha, informa que o terminal recebeu uma operação especial de um grande cargueiro Antonov AN-124 no último final de semana.

A aeronave de transporte da companhia aérea ucraniana Antonov Airlines voava em nome da Agência Espacial Europeia (ESA). A bordo estava o satélite de monitoramento climático “EarthCARE” (Earth Clouds, Aerosols and Radiation Explorer, ou Explorador de Nuvens, Aerossóis e Radiação da Terra).

O satélite “EarthCARE” construído pela Airbus é um projeto conjunto entre a ESA e a Agência Japonesa de Exploração Aeroespacial (JAXA). Ele investigará o papel desempenhado pelas nuvens e aerossóis na reflexão da radiação solar para o espaço e na captura da radiação infravermelha emitida pela superfície da Terra. O projeto é apoiado por mais de 200 institutos de pesquisa em todo o mundo.

Depois de decolar do aeroporto de Munique na manhã de sábado, a aeronave Antonov AN-124 transportou o satélite para o local de lançamento da SpaceX na Vandenberg Space Force Base, na Califórnia, Estados Unidos. O lançamento está previsto para maio com um foguete Falcon 9.

Imagem: Flughafen München
Imagem: Flughafen München

Segundo a administração do aeroporto alemão, o satélite de 2,3 toneladas foi carregado com muito cuidado durante várias horas por especialistas em carga do Aeroporto de Munique, por um despachante e pela tripulação da Antonov Airlines.

Embora o peso da carga especial seja bastante leve, dentro da capacidade de qualquer avião cargueiro convencional, o tamanho do satélite faz com que seu contêiner seja grande demais, tornando o AN-124 um dos poucos modelos capazes de embarcá-lo.

Com envergadura superior a 74 metros e peso vazio de 173 toneladas, o Antonov An-124 é uma das maiores aeronaves de transporte do mundo.

Informações da Flughafen München e da Airbus

Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram. Conheça também nosso perfil no Instagram e nosso canal no WhatsApp.

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias