O motor de avião que “deu início a tudo” na GE Aviation, CF6-6 fez seu voo final

Imagem: GE Aviation

Desde o dia 3 de junho, todos os motores CF6-6, a variante original da família de motores CF6 que “deu início a tudo” na GE Aviation, foram oficialmente aposentados. Eles eram alguns dos motores a jato comerciais mais antigos da GE Aviation, um dos quais atingiu mais de 49 anos e 6 meses de serviço antes de seu voo final.

A companhia aérea cargueira americana FedEx aposentou seu conjunto de motores CF6-6D instalados na aeronave de longo alcance McDonnell Douglas MD-10-10F. Todos os modelos de motor CF6-6 entraram em serviço em aviões de passageiros antes de serem reaproveitados para operações de carga.

MD-10-10F da FedEx – Imagem: Dale Coleman / GFDL 1.2, via Wikimedia Commons

A aposentadoria ocorreu a apenas dois meses de um marco importante para o programa de motores CF6 da GE. Em agosto, o programa marca 50 anos de serviços comerciais, tendo o primeiro CF6-6 começado a voar em um McDonnell Douglas DC-10-10 em 1971 com a American Airlines e, logo depois, com a United Airlines.

O CF6-6 ajudou a alavancar os negócios de aviação comercial da GE Aviation e se tornou o primeiro programa de motores para aeronaves comerciais widebody de sucesso da empresa, ajudando a tornar as viagens internacionais de passageiros disponíveis para mais pessoas.

Ao todo, o programa CF6 atingiu mais de 460 milhões de horas de operação dos motores em todos os modelos desde sua estreia em 1971.

“Embora este seja o fim de uma era para os motores CF6-6 que ajudaram a estabelecer o negócio de motores comerciais da GE Aviation, a aposentadoria do modelo após quase 50 anos é uma prova da confiabilidade do produto”, disse Mike Kauffman, gerente geral do programa de motores CF6 da GE Aviation.

Ao longo de quase meio século de voo, o motor CF6-6 mais antigo em funcionamento registrou mais de 92.000 horas de voo e mais de 34.000 ciclos de voo. Outro motor CF6-6 atingiu 45 anos e 8 meses de serviço antes de ser aposentado em dezembro de 2020 e acumulou mais de 95.000 horas de voo.

Embora todos os motores CF6-6 estejam aposentados, os modelos de motor CF6 restantes – CF6-80C2, CF6-50, CF6-80A e CF6-80E1 – continuam a operar. O programa de motores CF6, com 10 aplicações da família de aeronaves, é um dos programas de motores a jato mais antigos da aviação comercial.

Na verdade, os motores CF6-80C2 para aeronaves Boeing 767 continuam até a ser fabricados, tornando o CF6 também um dos motores de produção mais antigos da aviação comercial.

Informações da GE Aviation

Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e Pós-Graduando em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias