Obras no Aeroporto Internacional do Recife alcançaram dois milhões de horas trabalhadas

Imagem: Chico de Andrade / Divulgação Setur-PE

As obras no Aeroporto Internacional do Recife alcançaram, no mês de setembro, dois milhões de horas trabalhadas sem acidentes ou afastamento de trabalhadores. São mais de 1.500 funcionários diretamente envolvidos nos serviços de recuperação e modernização do equipamento, executados pelo consórcio CAR – Passarelli – Método, contratado pela Aena Brasil para executar as obras.

São utilizados os mais modernos e rigorosos procedimentos de segurança do trabalho, com investimento também em tecnologia para tornar a obra mais sustentável e célere. A premissa é conduzir as obras impactando minimamente na vida das pessoas que circulam pelo terminal – os cerca de 700 mil passageiros/mês e cinco rotas internacionais fazem dele o aeroporto mais movimentado não só do Nordeste, mas de todas as capitais brasileiras, excluindo a região Sudeste e Brasília.

Uma das curiosidades de engenharia levadas pela Passarelli ao Aeroporto Internacional de Recife é o uso da mega tenda, uma solução inteligente, utilizada para viabilizar a continuidade dos trabalhos no período de chuvas intensas. Foram utilizadas duas mega tendas, permitindo a execução dos trabalhos externos de pavimentação sem interrupções, sem comprometimento das atividades previstas em planejamento e sem expor os trabalhadores a condições de chuva e intempéries do tempo.

Outro diferencial nas obras do aeroporto de Recife foi o uso de uma recicladora para captar as camadas superiores retiradas do solo. Ao fazer essa extração, a máquina incorpora o resíduo ao pavimento asfáltico, reduzindo a utilização de recursos naturais e, ainda, aumentando em cerca de 40% a produtividade do processo.

“Nossa busca constante é de garantir ao cliente a entrega desta obra dentro dos mais elevados níveis de qualidade, sempre observando os processos inovadores de Engenharia, sem abrir mão da segurança e integridade dos nossos profissionais. Alcançarmos 2 milhões de horas trabalhadas sem acidentes de trabalho com afastamento ratifica o posicionamento da Passarelli como uma empresa líder no mercado da Engenharia nacional e que trata seu funcionário com o respeito e cuidado necessários em cada frente de trabalho”, destaca, Romilson Souza, superintendente da Passarelli.

A Aena investiu, nos seis aeroportos que administra no Nordeste, cerca de R$ 1,4 bilhão em obras estruturais e mais R$ 500 milhões na renovação de equipamentos, sistemas e outras manutenções.

“Já inauguramos os aeroportos de Maceió (AL) e Juazeiro do Norte (CE) e temos trabalhos avançados nos quatro outros – Recife (PE), Aracaju (SE) e os paraibanos, João Pessoa e Campina Grande. Queremos proporcionar às pessoas experiências de viagem inesquecíveis, em aeroportos seguros, modernos e confortáveis, e esse cuidado começa na fase de obras, já que elas acontecem enquanto o terminal opera normalmente”, afirma Marcelo Bento, Diretor de Relações Institucionais e Comunicação da Aena.

Informações da AENA

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias