Operadora exclusiva de Jumbos, Silk Way West encomenda jatos Boeing 777 cargueiros

Avião Boeing 777F cargueiro Silk Way West Airlines
Imagem: Boeing

A Boeing e a Silk Way West Airlines anunciaram hoje, 28 de abril, que a operadora privada de carga expandirá sua rede internacional de voos com um pedido de cinco 777 cargueiros, o chamado 777F (Freighter).

O negócio marca a primeira compra do cargueiro bimotor de longo alcance e alta capacidade na região do Cáspio e na Ásia Central. Os aviões permitirão à companhia aérea aumentar sua capacidade para atender à crescente demanda de carga em todo o mundo.

Zaur Akhundov, presidente do Silk Way Group, disse que este negócio é uma parte incremental da renovação de frota e do compromisso da empresa em atender às expectativas de seus clientes. “Estou confiante de que a aquisição de novos cargueiros fortalecerá ainda mais nossa posição no mercado global de frete aéreo pelos próximos 15 a 20 anos”, ressaltou Zaur.

Os líderes da Silk Way West Airlines e da Boeing anunciaram o acordo durante uma cerimônia de assinatura na cidade onde se localiza a base da empresa aérea, Baku, capital do Azerbaijão.

Stan Deal, presidente e CEO da Boeing Commercial Airplanes, comentou que a Silk Way West Airlines tem expandido rapidamente o alcance geográfico de sua rede e que com o mercado global de frete aéreo previsto para crescer mais de 60% nos próximos 20 anos, este novo pedido reforça a capacidade de atender à demanda de comércio e e-commerce na Comunidade de Estados Independentes, Europa, Oriente Médio, Ásia e América do Norte.

“Estamos honrados com a parceria com eles e esperamos apresentar a eficiência e capacidade líderes de mercado do 777 cargueiro em sua frota de 747 cargueiros”, disse Deal.

Avião Boeing 777F cargueiro Silk Way West Airlines
Imagem: Boeing

O 777F fornecerá flexibilidade operacional à Silk Way West Airlines ao complementar a frota de cinco 747-8 cargueiros e sete 747-400 cargueiros que a transportadora opera atualmente. A porta de carga lateral do convés principal do 777 Freighter tem 3,72 metros de largura, dando ao cargueiro capacidade de transporte descomunal, além de cargas úteis altas.

O 777 é o cargueiro bimotor de maior alcance e maior capacidade do mundo, sendo capaz de voar por 9.200 quilômetros e transportar uma carga útil máxima de 102.000 kg, permitindo voos com menos paradas e consequente redução das taxas de pouso em rotas de longo curso.

O 777 Freighter é o cargueiro mais vendido da Boeing em todos os tempos. Clientes de todo o mundo encomendaram 247 jatos 777F desde o início do programa em 2005.

Fundada em 2012 em Baku, a Silk Way West Airlines é a maior companhia aérea de carga da região do Mar Cáspio, com uma movimentação anual de carga de 350.000 toneladas. Com base no Aeroporto Internacional Heydar Aliyev em Baku, a companhia aérea opera aproximadamente 350 voos regulares mensais para 40 destinos ao redor do mundo.

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias

Airbus, Turkish, RR e empresas aeroespaciais turcas lançam programa para ampliar...

0
O STEP visa impulsionar o crescimento da indústria aeroespacial turca ao longo dos próximos 15 anos, alinhando-se com os objetivos de