Organização de Aviação Civil Internacional condena lançamentos de mísseis norte-coreanos

Foto por jag_cz via Deposit Photos (sob licença)

A Organização Internacional de Aviação Civil (ICAO) adotou por unanimidade uma resolução condenando os lançamentos de mísseis norte-coreanos durante uma sessão de seu Conselho iniciada em 19 de junho em Montreal. O anúncio foi feito na quinta-feira pelo Ministério das Relações Exteriores da República da Coreia.

“A resolução condena os lançamentos de mísseis norte-coreanos, que representam uma séria ameaça à segurança da aviação civil internacional e violam as resoluções do Conselho de Segurança da ONU“, disse Seul. A ICAO exortou Pyongyang a cumprir as normas internacionais, incluindo a Convenção de Chicago de 1944.

O Ministério das Relações Exteriores da República da Coreia observa que o Conselho da ICAO condenou os lançamentos de foguetes da república popular em 2017 e 2022. Em 2022, a Assembleia da ICAO adotou uma resolução que abordou esta questão. Segundo diplomatas sul-coreanos, tudo isso indica a determinação da comunidade internacional em impedir violações de normas internacionais por parte da RPDC, o que ameaçaria a aviação civil.

Em 15 de junho, a RPDC lançou dois mísseis balísticos em direção ao Mar do Japão em meio à última rodada de exercícios de fogo real da República da Coreia e dos Estados Unidos em um campo de treinamento próximo à fronteira intercoreana, que o presidente sul-coreano Yoon Seok-yeol estava assistindo naquele dia.

Em 31 de maio, a Coreia do Norte tentou lançar seu primeiro satélite de reconhecimento militar. O veículo de lançamento Chollima-1 transportando o satélite de reconhecimento militar Mulligyong-1 caiu no Mar Amarelo devido a problemas com o motor do segundo estágio e instabilidade do combustível. Antes do lançamento, Pyongyang informou a Organização Marítima Internacional. No entanto, a organização posteriormente condenou o lançamento do satélite, chamando-o de ameaça ao transporte marítimo.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias