Início Novidades

Ouça o estranho som do motor do Airbus A320 ao pousar com problema, na quinta-feira em Lisboa

O Airbus A320 pousando, em cena do vídeo apresentado abaixo

Um vídeo publicado nessa sexta-feira, 23 de dezembro, mostra o estranho som emitido pelo motor de um Airbus A320 ao pousar após um desvio para aeroporto alternativo devido a um problema.

A gravação a seguir foi captada e publicada pelo canal “Lisbon Airport Spotting”, especializado em vídeos de pousos e decolagens no Aeroporto Humberto Delgado, de Lisboa, capital de Portugal.

Como visto nas cenas acima, o Airbus A320 foi o registrado sob a matrícula G-EUUW, operado pela companhia aérea britânica British Airways.

O jato fazia o voo BA-516, que decolou do Aeroporto Heathrow, de Londres, Inglaterra, na quinta-feira, 22 de dezembro, e seguia para o Aeroporto Francisco Sá Carneiro, em Porto, Portugal, porém, quando os pilotos já faziam a descida para aproximação, nivelaram a aeronave a 11 mil pés (3.350 metros) de altitude e passaram direto pelo destino, seguindo para Lisboa.

O voo passando por Porto ao invés de pousar – Imagem: FlightRadar24

Veículos das equipes de emergência aguardaram nas proximidades da pista para acompanhar o pouso, o que indica que os pilotos podem ter declarado emergência ou urgência. Nota-se também que não foi utilizado o reverso do motor, sistema que auxilia na redução da velocidade.

Não há informações confirmadas sobre o problema exato apresentado pela aeronave, e nem sobre o motivo da escolha de Lisboa, bem mais distante de Porto em relação à posição da aeronave.

Porém, dado o estranho som do motor, o não uso do reverso e a pista maior no aeroporto da capital, supõe-se que o Airbus A320 teve algum problema de motor e que os pilotos optaram pela maior segurança de um pouso em Lisboa. (Atualização: o motivo da escolha pelo desvio foi ocorrência de nevoeiro em Porto, fazendo com que a Torre de Controle estivesse implementando operações de baixa visibilidade, sendo necessário esperar cerca de 15 a 20 minutos para o início das aproximações).

Até a publicação dessa matéria nesse sábado, o G-EUUW permanecia parado em Porto, segundo registros das plataformas de rastreamento online de voos.

Sair da versão mobile