Ouça o que comissários de voo ucranianos dizem de seus sentimentos em meio à guerra

A vida de todos os ucranianos mudou completamente em 24 de fevereiro, quando a Rússia invadiu sua terra. A rotina deu lugar ao medo e a sala de casa foi trocada pelos abrigos anti-bomba. Recentemente, um grupo de comissários de voo locais publicaram um vídeo em que expressam um pouco dessa mudança abrupta de vida.

Esses membros da tripulação da low-cost SkyUp, que antes estavam preocupados em zelar pela segurança dos passageiros, hoje têm que se esconder para salvar as próprias vidas. Foi nesse contexto que esses jovens gravaram um vídeo, em que contam como vivenciaram a eclosão da guerra.

Além disso, eles também pedem ajuda aos líderes da OTAN, para que introduzam uma zona de exclusão aérea sobre a Ucrânia, fazendo coro ao que pede a liderança do país invadido e sob ataque. Tal pleito, no entanto, não deve ocorrer, pois isso resultaria na escalada da violência e numa guerra envolvendo muitos outros países.

Enquanto isso, o espaço aéreo ucraniano segue fechado a operações comerciais. As empresas aéreas conseguiram tirar uma parte de suas aeronaves de lá, embora outras sigam estacionadas em alguns aeroportos locais. A própria SkyUp emitiu uma carta de apelo, na semana passada, para que outras empresas aéreas do mundo aluguem seus aviões e, assim, ajude a empresa a pagar o salário da sua equipe.

Assista abaixo ao vídeo, onde os jovens trabalhadores da aviação da Ucrânia expõem sua realidade.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias