Ouça o que pilotos disseram após encontro com objeto misterioso a 12.000 m de altitude

Receba essa e outras notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Imagem: Domínio público / CC0 1.0

Os pilotos do voo da American Airlines, de número AA-2292, tiveram um encontro misterioso com um “longo objeto cilíndrico movendo-se extremamente rápido” por cima de sua aeronave a 12 mil metros de altitude. O incidente ocorreu no remoto canto nordeste do Novo México, a oeste da pequena cidade de Des Moines. 

Steve Douglass, um rádio escuta experiente e dono da Deep Blue Horizon, disse que estava gravando com seus scanners quando ouviu a estranha transmissão e a repassou a sites de notícias, como o britânico DailyMail. Agora, as mídias tentam obter da FAA e da American Airlines mais informações e comentários sobre o evento. 

Avistamento

Aproximadamente às 13h19 da tarde local, na frequência de Albuquerque Center, um piloto relatou ao controlador de tráfego aéreo algo estranho. “Você tem algum alvo-radar aqui? Acabamos de ver algo por cima de nós – Odeio dizer isso, mas parecia um longo objeto cilíndrico que quase parecia um tipo de míssil Cruise movendo-se muito rápido bem por cima de nós”, disse o piloto.

Não é possível ouvir a resposta do ACC Albuquerque, mas depois ouve-se o piloto dizer: “Não sei o que era, não era um avião, mas era… ia na direção oposta”.

Douglass disponibilizou o clipe de áudio e você pode ouvi-lo abaixo.

De acordo com dados do FlightRadar24, o voo AA-2292 estava a nordeste do Novo México, um estado americano que possui diversas instalações militares. No entanto, caso algum exercício estivesse sendo realizado pela Força Aérea ou outro órgão militar, os pilotos teriam sido avisados ou até mesmo proibidos de sobrevoar a região.

Além disso, a ideia de que poderia ser algum tipo de aeronave clandestina também é altamente improvável, visto que estaria operando durante o dia e sem se comunicar com o controle de tráfego aéreo. 

Por enquanto, tudo continua sendo um verdadeiro mistério.

Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias

Primeiro jato Embraer E2 da canadense Porter já está quase pronto...

0
A futura maior operadora de jatos Embraer E2 está cada vez mais próxima de receber seu primeiro avião, que já está sendo montado.