Início Variedades

Padres podem ser proibidos de abençoar aviões após aeroporto mudar regra de segurança

O Aeroporto de Dublin, na Irlanda, enfrenta o risco de encerrar uma tradição de 76 anos de abençoar aviões devido a novas regras de segurança. Anualmente, durante o Dia de Natal, um padre se desloca ao campo de pouso tranquilo do aeroporto com um cálice de água para abençoar as aeronaves.

Contudo, essa tradição está atualmente ameaçada por recentes protocolos de segurança no movimentado centro internacional. Segundo um porta-voz da DAA, operadora do aeroporto, mudanças na segurança resultaram em restrições de acesso à área de manobras, permitindo somente a presença de operações aeroportuárias.

Como relata a mídia irlandesa, a cerimônia de bênção católica de aviões no Aeroporto de Dublin remonta ao verão de 1947 e, originalmente, abrangia apenas aviões da Aer Lingus, cada um deles nomeados em homenagem a santos cristãos da Irlanda.

A partir de 1967, com o aumento do tráfego aéreo, a cerimônia passou a ser realizada no Dia de Natal, a única data em que o aeroporto está fechado.

Atualmente, o Aeroporto de Dublin avalia como a cerimônia pode ser realizada em 2024, tendo em vista os novos protocolos de segurança impostos pela Autoridade da Aviação Irlandesa, seu órgão regulador.

A tradição das bênçãos aéreas remonta a 1920, logo após o primeiro voo transatlântico sem escala. A Congregação dos Ritos Sagrados do Vaticano aprovou a bênção de uma aeronave que “conecta a aviação a diferentes verdades espirituais”, conforme explicado pelo site de notícias católicas Aleteia.

Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.
Sair da versão mobile