Países evacuam cidadãos da Nova Caledônia em aviões C-130 Hércules

Divulgação – RNZAF

Um terceiro voo da Real Força Aérea da Nova Zelândia (RNZAF) trouxe aproximadamente 50 passageiros da Nova Caledônia para Auckland, na última sexta-feira (24), após recentes distúrbios na Nova Caledônia.

O Lockheed Martin C-130H Hércules da RNZAF fez um bate e volta de Auckland para Nova Caledônia no dia 24, completando o terceiro voo feito pelo país para evacuação de seus cidadãos.

O primeiro voo ocorreu na terça-feira (21) e trouxe 48 passageiros de volta à Nova Zelândia após a aprovação das autoridades francesas para voos de partida assistida.

Nas primeiras horas da manhã de ontem, mais 50 passageiros foram repatriados para Auckland em um Boeing 757 da RNZAF. Esses passageiros viajaram de Noumea para Brisbane na Austrália, em um voo operado fretado pela França e feito por um Airbus A330-900neo da Aircalin, empresa de bandeira da Nova Caledônia, antes de embarcar no Boeing da RNZAF com destino a Auckland.

Com aproximadamente 50 passageiros a bordo do terceiro voo de Hércules, isso eleva o número de passageiros retornando à Nova Zelândia até agora em voos da RNZAF para cerca de 150. O país informou ainda que 160 neozelandeses que ainda permanecem na Nova Caledônia e desejam partir.

Já a Austrália tem utilizado o C-130J Super Hércules da RAAF para evacuar não apenas seus cidadãos, mas também de países aliados como Canadá e EUA.

Estes voos têm sido feitos já que as companhias aéreas cancelaram todos os voos no Aeroporto Internacional Nouméa-La Tontouta, o principal do arquipélago francês. Desde então, apenas voos de evacuação têm sido realizados ali.

A última informação oficial do governo da França, publicada no início da tarde deste domingo (26), dá conta que 7 pessoas morreram, 370 foram presas e um total de 155 policiais ficaram feridos em meio aos protestos violentos.

Carlos Martins
Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias

Força-tarefa acelerará atendimento a imigrantes retidos no Aeroporto Internacional de Guarulhos

0
Segundo o MPF, cerca de 400 estrangeiros, a maioria indianos, estavam na área restrita do aeroporto de Guarulhos no início da última semana.