Início Indústria Aeronáutica

Para a fábrica de maior produção de aeronaves eVTOL do mundo, Archer confirma US$ 65 milhões em financiamento

O local da fábrica, com obras já iniciadas – Imagem: Archer

A Archer Aviation, fabricante norte-americana de aeronaves elétricas de decolagem e pouso verticais (eVTOL, na sigla em inglês), anunciou ontem, 11 de outubro, que fechou acordos com o Synovus Bank e com a Evans General Contractors para o financiamento e desenvolvimento de sua unidade de produção de alto volume em Covington, Geórgia (EUA).

A construção já está em andamento na primeira fase da instalação de Covington, com aproximadamente 350.000 pés quadrados (32.516 metros quadrados), para apoiar a produção de até 650 aeronaves por ano, o que a tornaria a maior instalação de fabricação de aeronaves eVTOL do mundo em volume.

A Archer explica que espera produzir o maior volume de aeronaves eVTOL e, ao mesmo tempo, ter um custo de capital de fabricação dramaticamente menor do que os projetos anunciados pelos concorrentes do setor.

O anúncio desta semana garante pelo menos US$ 65 milhões em financiamento, o que representa uma maioria substancial do custo de construção da primeira fase da instalação de fabricação eVTOL da Archer.

Em conjunto com os incentivos anunciados anteriormente pelo estado da Geórgia e a parceria da Archer com a Stellantis, o anúncio atual avança a estratégia da empresa de criar o caminho mais eficiente em termos de capital para a produção em escala. Isto também é possível devido à estratégia comercial da Archer de parceria com fornecedores aeroespaciais de primeira linha, como Honeywell e Safran, para a maioria dos componentes da aeronave, chamada Midnight (Meia-Noite).

A primeira fase da instalação de fabricação de alto volume da Archer está prevista para ser concluída em 2024, antes da entrada em serviço planejada da Midnight em 2025.

Concepção gráfica da fábrica da Archer – Imagem: Archer

A segunda fase da instalação oferecerá a capacidade de expandir a operação para aproximadamente 900.000 pés quadrados (83.612 metros quadrados) para apoiar as metas de produção de longo prazo de mais de 2.000 aeronaves por ano.

“A capacidade de fabricar aeronaves eVTOL em escala é fundamental para construir um negócio de sucesso nesta indústria e a Archer continua a manter uma liderança significativa nesta frente. Hoje, estamos dando mais um grande passo em nossa construção de fabricação, garantindo um acordo de projeto-construção e um acordo de financiamento para a primeira e maior instalação de fabricação de eVTOL do mundo”, disse Adam Goldstein, fundador e CEO da Archer.

“Consistente com nossa estratégia de eficiência de capital para chegar à comercialização, alcançamos condições atraentes no projeto. Esses acordos, juntamente com nossa já forte parceria com a Stellantis, nos dão a flexibilidade para aumentar nossa capacidade e nos tornarmos o fabricante líder em escala de aeronaves eVTOL no mundo”, finalizou o CEO.

O objetivo da Archer é transformar as viagens urbanas, substituindo deslocamentos de 60 a 90 minutos de carro, por voos em aeronaves elétricas estimados de 10 a 20 minutos, que sejam seguros, sustentáveis, de baixo ruído e de custo competitivo com o transporte terrestre.

A aeronave Midnight será pilotada e terá capacidade para quatro passageiros, projetada para realizar voos rápidos consecutivos com tempo mínimo de recarga de bateria entre os voos.

Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram. Conheça também nosso perfil no Instagram e nosso canal no WhatsApp.

Sair da versão mobile