Início Empresas Aéreas

Para a greve que começa na sexta, Iberia afirma que já ofereceu soluções a 91% dos 45 mil passageiros afetados

Airbus A330-300

A empresa aérea espanhola Iberia informa que a greve convocada pelos sindicatos de serviços aeroportuários de seu país, para o período da sexta até a segunda-feira, dias 5 a 8 de janeiro, coincidindo com o feriado dos Três Reis Magos, obrigou o cancelamento de mais de 400 voos das companhias do grupo.

Isso afetou 45.641 passageiros, no entanto, o Grupo Iberia afirma que, até ontem, 2 de janeiro, já havia oferecido soluções para 90,9% dos viajantes afetados.

“Desde o início dos cancelamentos inevitáveis, a Iberia, a Iberia Express e a Air Nostrum trabalharam intensamente para realocar o maior número possível de passageiros em outros voos, para que pudessem viajar conforme planejado”, explica a empresa em seu comunicado.

Até ontem, foram encontradas opções alternativas de viagem para 36.621 viajantes, 80,2% dos afetados, e a companhia aérea afirma que continua trabalhando para realocar os restantes, dependendo das opções disponíveis, dada a complexidade do período pós-Natal e a elevada ocupação dos voos.

Além de realocar passageiros de voos cancelados, a companhia aérea atendeu às solicitações de 4,9 mil passageiros, ou 10,7%, que optaram por alterar as datas da viagem ou pedir reembolso para evitar os transtornos causados ​​pela greve, totalizando os 90,9%.

Juan Cierco, Diretor Corporativo da Iberia, disse que, uma vez convocada e ratificada a greve após o fracasso da mediação no SIMA (Servicio Interconfederal de Mediación y Arbitraje), a companhia aérea foi obrigada a cancelar os voos e, mesmo que a greve seja cancelada na última hora, seria impossível reagendá-los, devido ao tempo necessário para lidar com a complexidade técnica do reagendamento e ao fato de os passageiros já terem recebido novos voos ou terem solicitado o reembolso dos seus bilhetes.

“A mera convocação de greve, sem qualquer justificação do ponto de vista de problemas laborais, causou, portanto, danos muito significativos a milhares de viajantes, mas também a mais de 90 companhias aéreas, incluindo a própria Iberia e todas as companhias aéreas do Grupo IAG, que foram forçadas a cancelar centenas de voos”, afirma o executivo.

Os clientes que desejarem ainda poderão processar quaisquer alterações através do site da Iberia, das agências de viagens onde adquiriram o voo e do Centro de Atendimento ao Cliente da companhia aérea, onde pessoal adicional tratará dos seus pedidos, mas onde a espera poderá, no entanto, ser mais longa do que o habitual.

O número de telefone do Centro de Atendimento ao Cliente para ligar da Espanha é o 900 111 500. Para quem liga de fora da Espanha, os números de telefone podem ser consultados no site da Iberia.

Face aos problemas que se prevê que ocorram nos aeroportos devido à greve, a Iberia solicita aos seus clientes que façam o check-in antecipado através do site e cheguem aos aeroportos com mais antecedência do que o tempo habitual.

“Mais uma vez, a Iberia agradece a compreensão e paciência de todos os seus clientes e pede desculpas pelos transtornos causados ​​pela greve convocada pelos sindicatos dos serviços aeroportuários”, finaliza a companhia.

Sair da versão mobile