Início Indústria Aeronáutica

Para a motorização do avião X-66A, Boeing escolhe a Pratt & Whitney e a Collins

Concepção gráfica do X-66A – Imagem: Boeing

A RTX, antes conhecida como Raytheon, informa hoje, 3 de outubro, que foi selecionada pela Boeing como colaboradora no demonstrador de voo X-66A (avião MD-90 modificado), parte do projeto Demonstrador de Voo Sustentável da NASA.

Duas unidades de negócios da RTX, Pratt & Whitney e Collins Aerospace, darão suporte à Boeing com os motores Pratt & Whitney GTF e as naceles e acessórios de motor da Collins. As duas empresas também apoiarão testes de solo e de voo, previstos para começar em 2028.

O Demonstrador de Voo Sustentável faz parte da Parceria Nacional de Voo Sustentável mais ampla da NASA, que se dedica ao desenvolvimento das tecnologias necessárias para atingir emissões líquidas zero de CO2 para a aviação comercial.

O programa X-66A da Boeing está focado no desenvolvimento do conceito Asa Treliçada Transônica (TTBW – Transonic Truss-Braced Wing), que poderia permitir melhorias significativas na eficiência de combustível e redução de emissões para aeronaves de corredor único da próxima geração.

“O Demonstrador de Voo Sustentável da NASA é um exemplo importante de como as parcerias público-privadas podem ajudar a promover os avanços tecnológicos necessários para cumprir a meta de toda a indústria de um futuro mais sustentável e com emissões líquidas zero”, disse Geoff Hunt, vice-presidente sênior de Engenharia e Tecnologia na Pratt & Whitney. “Trabalharemos com a Boeing para aplicar motores GTF ao X-66A e ajudar a demonstrar o potencial de seu projeto pioneiro de asa treliçada.”

“A Collins tem uma longa história de parcerias de sucesso com NASA, Boeing e Pratt & Whitney, com décadas de experiência ampliando os limites da inovação no setor aeroespacial”, disse o Dr. Mauro Atalla, vice-presidente sênior de Engenharia e Tecnologia da Collins. “Agora, como parte do programa Demonstrador de Voo Sustentável, trabalharemos juntos para demonstrar novas tecnologias e sistemas para apoiar a próxima geração de aeronaves de corredor único de baixas emissões que desempenharão um papel fundamental na redução da pegada ambiental da indústria da aviação”.

As naceles da Collins consistem em materiais compósitos e metálicos leves e duráveis ​​que envolvem o motor e desempenham muitas funções, incluindo proteger o motor, controlar o fluxo de ar, reduzir o ruído e facilitar a reversão do empuxo para desaceleração durante pousos de aeronaves.

Além disso, a Collins fornece os componentes do sistema de controle para o motor GTF, incluindo trocadores de calor, bomba e controle de combustível integrados, partida a ar da turbina e controles eletrônicos.

“Os aprendizados do Demonstrador de Voo Sustentável, X-66, e a parceria com a NASA são elementos importantes nos esforços da indústria para descarbonizar a aviação”, disse o Dr. Todd Citron, Diretor de Tecnologia da Boeing. “Estamos gratos pelo apoio da RTX neste esforço crítico.”

Pratt & Whitney e Collins também estão colaborando com a NASA em outros projetos de Parceria Nacional de Voo Sustentável, incluindo Núcleo Híbrido Termicamente Eficiente (HyTEC) e Fabricação de Aeronaves com Alta Taxa de Uso de Compósitos (HiCAM).

Sair da versão mobile