Para apoiar treinamentos sobre meteorologia na aviação, inovadora ferramenta é lançada pela NAV CANADA

Imagem ilustrativa gerada por IA

A NAV CANADA, empresa privada sem fins lucrativos que possui e opera o sistema de navegação aérea civil do Canadá, informa que desenvolveu a Referência de Meteorologia da Aviação (Aviation Meteorology Reference), uma nova ferramenta operacional de ensino, em resposta aos desafios dinâmicos impostos pelo clima na indústria da aviação.

Desenvolvida em colaboração com especialistas de toda a indústria da aviação, a ferramenta educacional complementará o treinamento meteorológico existente e os currículos de cursos, em apoio ao aprimoramento da consciência situacional e da segurança durante qualquer voo planejado.

Um número significativo de usuários, desde escolas de voo até autoridades aeroportuárias e companhias aéreas comerciais, já planejou incorporar a Referência de Meteorologia da Aviação em seu treinamento.

A Referência de Meteorologia da Aviação é a primeira do seu tipo no mundo a fundir informações operacionais e meteorológicas de aviação em um único lugar. Acessível tanto para membros da comunidade da aviação quanto para o público, esta nova ferramenta fornecerá fundamentos meteorológicos, exemplos históricos de clima e perspectivas de aviação de membros de toda a indústria para ilustrar como os sistemas meteorológicos podem impactar e influenciar as operações de aviação.

No geral, apoiará a segurança, eficiência e colaboração dentro da comunidade da aviação, fornecendo um entendimento aumentado e comum dos fenômenos climáticos.

“Ao desenvolver a Referência de Meteorologia da Aviação, a Equipe de Aplicação Meteorológica da NAV CANADA está solidificando nosso compromisso em avançar o conhecimento e fomentar um futuro mais seguro para a indústria”, disse Sophie Splawinski, Gerente de Meteorologia de Aviação em Rede da NAV CANADA e líder do projeto.

O conteúdo da Referência de Meteorologia da Aviação vem diretamente de especialistas, como especialistas em serviços de voo, controladores de tráfego aéreo, meteorologistas do Serviço Meteorológico do Canadá (MSC), gerentes de operações de plantão, despachantes de voos comerciais, pilotos comerciais, pilotos de aviação geral, instrutores de voo certificados, autoridades aeroportuárias e a Unidade Nacional de Gestão de Tráfego (NTMU) da NAV CANADA.

“Explicamos a ciência por trás do clima, relacionamos isso a eventos históricos por meio do uso de produtos de previsão passados, o que foi realmente observado, e discutimos os impactos potenciais em tudo, desde um Cessna monomotor até um avião comercial de grande porte”, acrescenta Splawinski. “Fornecer um entendimento comum sobre o clima e como ele pode nos afetar de maneiras diferentes aumentará a segurança, tanto no solo quanto no ar, e elevará nossa capacidade de trabalhar juntos de forma mais eficiente.”

A Referência de Meteorologia da Aviação é um recurso bilíngue gratuito que permite aos usuários acessar explicações meteorológicas selecionadas para a indústria da aviação, e cada termo meteorológico será relacionado aos impactos resultantes vivenciados por vários usuários operacionais. A ferramenta serve a um duplo propósito como um guia de referência abrangente tanto para informações relacionadas ao clima quanto à aviação.

Informações da NAV CANADA

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias