Para aprimorar a produção de relatórios ESG para aeroportos, ACI anuncia parcerias globais

Aeroporto Hamad de Doha, um dos que receberá o projeto-piloto da iniciativa – Imagem: Hamad Airport

O Conselho Internacional de Aeroportos (ACI World), associação de aeroportos do mundo todo, informa que as consultorias internacionais de aviação NACO (Netherlands Airport Consultants), empresa da Royal HaskoningDHV, e To70, ambas referências em sustentabilidade, foram selecionadas para liderar a criação de uma estrutura global e padronizada para aprimorar os relatórios ambientais, sociais e de governança corporativa (ESG) dos aeroportos.

Os aeroportos enfrentam o desafio constante de investir em infraestruturas para satisfazer a demanda futura de viagens aéreas, garantindo, ao mesmo tempo, que quaisquer novos desenvolvimentos sejam concebidos, construídos e operados de forma economicamente sustentável, inclusiva e social e ambientalmente responsável.

A criação de uma estrutura global para ESG se baseará nas melhores práticas de gestão ESG do ACI World, assim como no trabalho dos vários escritórios regionais de ACI, e representa um foco adicional nos relatórios ESG na indústria. Esta estrutura também apoia o programa ACI Airport Carbon Accreditation, o único programa global de certificação de gestão de carbono para aeroportos.

O quadro global para ESG visa proporcionar aos aeroportos um quadro institucional de governança, compliance e administração, levando em consideração os distintos requisitos legais e regulatórios de país para país e de região para região.

Luis Felipe de Oliveira, diretor-geral do ACI World, afirma: “Este projeto oferece aos aeroportos uma ferramenta útil àqueles que produzem relatórios ESG. Estamos felizes por ter especialistas confiáveis do setor trabalhando na consolidação e síntese dos mecanismos de relatórios usados em todas as regiões que desenvolverão um modelo abrangente e duradouro para o setor com o apoio dos nossos membros e dos principais intervenientes na comunidade financeira”.

Esther Kromhout, diretora da NACO, expressou o entusiasmo da consultoria por ter sido nomeada: “ESG tornou-se, com razão, um item-chave da agenda para aeroportos e instituições em todo o mundo. Estamos orgulhosos de termos sido nomeados para liderar o desenvolvimento desta estrutura, que fornecerá a todos os aeroportos a orientação necessária para implementar, revisar e monitorar ESG de forma significativa em suas operações.”

Ruud Ummels, diretor da To70, falou sobre o papel que desempenharão: “A descarbonização dos aeroportos deve ser abordada em sinergia com as principais estruturas ESG. Ao construir pontes entre os roteiros de redução de carbono e um padrão específico de relatórios ESG para aeroportos, garantiremos que possam obter os investimentos verdes necessários para atingir a meta de zerar as emissões líquidas de carbono até 2050 ou mesmo antes.”

Para a segunda fase do projeto, a equipe NACO e To70 desenvolverá uma estrutura ESG para o Aeroporto Internacional de Hamad, no Qatar, e o Aeroporto Internacional de Kigali, em Ruanda. Segundo o ACI, será um projeto-piloto para um refinamento adicional da Estrutura Global ESG antes que seja lançada para aplicação mais ampla.

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias