Para-brisa racha a 36 mil pés e avião B777 da Latam é desviado da rota; veja como ficou

Imagem: FlightRadar24

Os pilotos de um Boeing 777 da Latam Brasil desviaram a aeronave de sua rota planejada neste último sábado, 25 de junho, após um problema com um dos para-brisas do jato comercial.

Segundo informações e imagem publicadas pelo The Aviation Herald, o avião envolvido foi o 777-300ER registrado sob a matrícula PT-MUD, quando realizando o voo JJ-4784.

O serviço é realizado diariamente pela Latam entre os aeroportos internacionais de Guarulhos e de Manaus, oferecendo 363 assentos na rota, porém, voos como esse geralmente contam com um avião tão grande para aproveitar os porões para o transporte de cargas.

Boeing 777-300ER da Latam, mesmo modelo do envolvido no incidente

No sábado, o PT-MUD partiu de Guarulhos às 08h37 da manhã, porém, após pouco mais de 1 hora de voo, a 36 mil pés (10.970 metros) de altitude, os pilotos iniciavam uma redução de altitude por conta do para-brisa direito ter trincado.

Mais 10 minutos adiante e eles inciavam uma curva à direita, assumindo um rumo direto para a aproximação final da pista 11L do aeroporto de Brasília.

Imagem: RadarBox

O pouso foi efetuado em segurança por volta das 11h00, já que, como explicado pelo AEROIN em outras ocorrências semelhantes, os para-brisas dos aviões comerciais são feitos de várias camadas de diferentes materiais, que suportam a diferença de pressão entre o interior e o exterior mesmo quando a camada de vidro é completamente trincada.

Para-brisa do Boeing 777 após o pouso em Brasília

Trincamentos em voo como neste caso podem ocorrer por diversos motivos, como um defeito no material, uma falha no funcionamento do sistema de aquecimento do para-brisa, uma instalação incorreta, entre outros, portanto, não é possível apontar previamente uma causa para o incidente sem uma avaliação ou investigação.

Até a publicação desta matéria, na noite do dia seguinte ao pouso, o Boeing 777 da Latam permanecia no solo do aeroporto da capital federal.

Em nota ao AEROIN, a companhia comenta:

“A LATAM informa que a aeronave do voo LA4784 (São Paulo/Guarulhos-Manaus), que partiu às 8h35 deste sábado (25/6), precisou pousar no aeroporto de Brasília em total segurança às 10h56 para manutenção corretiva do seu para-brisa. Para que a tripulação do voo não excedesse o limite permitido de horas de trabalho, foi realizada a troca da equipe, bem como da aeronave.

A LATAM prestou toda assistência necessária aos passageiros impactados, que foram reacomodados em novo voo que decolou de Brasília às 14h30 com pouso em Manaus às 16h30, e em voos de outras companhias. A segurança é um valor imprescindível para a LATAM e, sobretudo, todas as suas decisões visam garantir uma operação segura.”

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias