Para enriquecer a experiência dos visitantes, Museu Aeroespacial da FAB certifica 20 novos mediadores

Imagem: Divulgação MUSAL

Na última sexta-feira, dia 7 de junho, o Museu Aeroespacial (MUSAL), localizado no Rio de Janeiro, celebrou a conclusão do 6⁰ Curso de Capacitação de Mediadores, certificando 20 novos mediadores que completaram a parte teórica do curso.

Durante cinco dias intensivos, os participantes foram imersos em um ambiente com foco em aprimorar as suas habilidades e conhecimentos para enriquecer a experiência dos visitantes do museu.

O curso, com carga horária de 20 horas de teoria, ofereceu uma combinação de aulas teóricas e introduziu os mediadores aos conceitos essenciais para a atuação no museu. Os tópicos abordados incluíram Educação Museal, Acessibilidade, Primórdios da Aviação, História da FAB, Generalidades de Aeronaves, Busca e Salvamento (SAR), Esquadrilha da Fumaça, Armas e Fotos, Mulheres na Aviação e FAB na Guerra. Além disso, os participantes tiveram a oportunidade de realizar visitas guiadas e simulações práticas.

Para Reinaldo Lima de Paula, Segundo Sargento do efetivo do MUSAL, a nova experiência permite aprofundar seus conhecimentos: “Estou muito feliz por ter concluído esse curso, curso que agregou o nosso conhecimento, falando dos acervos do museu, da história do MUSAL. Eu acredito que a partir de hoje nós estaremos aptos a estar mediando aos grupos que virem visitando, trazendo conhecimento à população.”

A parte prática do curso será realizada conforme a demanda dos grupos visitantes. Esta fase segue uma progressão cuidadosa: inicialmente, o instrutor medeia enquanto o aluno acompanha (P1); depois, o instrutor medeia com o auxílio do aluno (P2); em seguida, o aluno medeia com o auxílio do instrutor (P3); e, finalmente, o aluno medeia enquanto o instrutor apenas observa (P4). Este método garante que os novos mediadores adquiram confiança e competência em suas habilidades de mediação.

Os novos mediadores, após completarem a parte prática, estarão preparados para promover a interação entre o museu e seus diversos públicos, enriquecendo a experiência dos visitantes. Este grupo de profissionais desempenhará um papel crucial na disseminação do conhecimento e na valorização da história da aviação, missão central do Museu Aeroespacial.

Para a Primeira Sargento Paula Siqueira, do Centro de Documentação da Aeronáutica – CENDOC, participar do curso foi uma oportunidade de crescimento profissional e pessoal. Ela refletiu: “Por servir no CENDOC e ter o privilégio de trabalhar na difusão cultural e com o acervo Santos Dumont, senti uma grata satisfação em participar do curso de mediadores do MUSAL, ampliando o conhecimento sobre o campo dos Afonsos e dos fatos históricos da nossa força aérea.”

O curso é ministrado por uma equipe de historiadores e mediadores experientes, que compartilham não apenas suas vastas experiências e conhecimentos, mas também seu entusiasmo pela preservação e divulgação da história da aviação. Essa troca de experiências enriquece o aprendizado e motiva os novos mediadores a se tornarem facilitadores eficazes entre o museu e seus visitantes.

Com a conclusão deste curso, o MUSAL reafirma seu compromisso com a formação de mediadores capacitados, fortalecendo a promoção da cultura e da história da aviação. O museu continua a ser um centro de excelência, dedicado a educar e inspirar futuras gerações sobre a rica herança da aviação brasileira.

Informações do MUSAL

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias