Início Empresas Aéreas

Para fazer economia, empresa aérea bloqueará uso de portas privativas na classe executiva

Foto – Mitchul Hope

Um dos diferenciais de privacidade da JetBlue em voos longos irá ser retirado e por uma decisão econômica indireta. A sua classe executiva, conhecida como Mint, revolucionou o mercado americano ao colocar jatos A321 com poltronas de grandes aviões, porém voando em trechos domésticos entre Nova York e Washington, na costa leste, e São Francisco e Los Angeles, na costa oeste.

Um dos diferenciais da Mint é a privacidade, aumentada pelas portas laterais de correr, algo que muitas classes executivas de grandes companhias aéreas internacionais não têm ainda, mesmo sendo aviões maiores e com nível de serviço bem acima da JetBlue.

Porém, isso agora irá acabar para que a JetBlue não tenha mais um comissário a bordo. A FAA, a Administração Federal de Aviação dos EUA, determinou ainda em março que, mesmo que as portas permaneçam abertas durante a fase de pouso e decolagem, será necessário um comissário de voo exclusivamente dedicado para a operação delas (auxiliando os passageiros) durante todo o voo.

Esta decisão também vale para a fase de voo em cruzeiro, que é quando a maioria dos passageiros dorme e os da Mint querem maior privacidade para um descanso de melhor qualidade que compense o valor gasto a mais.

Como informa o portal View From The Wing, a decisão da JetBlue será de diminuir um comissário, indo de 5 para 4 no A321neo usado nos voos domésticos, e de 4 para 3 nos internacionais com o A321LR.

De março até agora, a empresa tinha colocado este comissário extra no voo, mas avaliou que não é vantajoso financeiramente ter uma pessoa a mais somente para permitir que as portas dos passageiros da Mint sejam fechadas no voo de cruzeiro.

Vale lembrar que, no Brasil, os jatos A321ceo e A321neo, utilizados pela Azul e LATAM, necessitam de 5 comissários, mas a regra é a mesma: para cada 50 passageiros, 1 comissário.

O diferencial é que, na JetBlue, o A321neo tem 160 assentos e o A321LR tem 138, exatamente pelo fato das cabines Mint e de haver outras poltronas mais confortáveis na econômica. Já na Azul são 214 assentos e na LATAM são 224, requerindo 5 comissários.